Se você já escreveu a palavra “vazamento” com “s” – ou seja, “vasamento” – não precisa se sentir mal! A confusão é mais do que comum, já que a letra “s” tem exatamente o mesmo som que a letra “z” quando está entre duas vogais. E sim, o correto é mesmo “vazamento”, com “z”.
No GUIA DO ESTUDANTE não aceitamos um simples “porque sim” como resposta. Por isso, entenda abaixo por que “vazamento” é escrito com “z”.
Derivação sufixal
Palavras que são formadas por derivação sufixal são aquelas que receberam o acréscimo de um sufixo a outro termo que já existia antes. É o caso do “vazamento”. A palavra se originou do verbo “vazar” + o sufixo “mento”.
Mas e por que “vazar” é escrito com “z”? Porque, por sua vez, ela tem origem na palavra “vazio”. Pense bem e perceberá que tudo se conecta e faz sentido: o “vazamento” torna algo vazio!
A definição da palavra no dicionário Michaelis é o “ato ou efeito de vazar; vazadura, vazão”.
Por fim, vale lembrar que “vazamento” pode ser utilizado também em um sentido mais figurado, para indicar a divulgação de uma informação ou material que deveria ser sigiloso.
Exemplos com “vazamento”
- O vazamento de gás resultou em uma explosão terrível.
- Esse vazamento da torneira, além de gerar desperdício de água, perturba meu sono a noite toda!
- O vazamento de fotos íntimas pode ser punido por lei.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.