Para dizer que o uso de celulares foi proibido nas salas de aula, você diz que ele foi “vetado” ou “vedado”? E para falar do pote de azeitonas que está difícil de abrir, ele está muito bem “vedado” ou “vetado”? Caso já tenha se feito essas perguntas antes, este texto pode te ajudar.
A verdade é que, na teoria, “vedado” e “vetado” têm o mesmo significado: se referem a algo que foi proibido. Na prática, no entanto, a aplicação é outra.
A versão com “t”, “vetado”, é mais usada para situações em que a proibição vem na forma de um veto, verbalizado ou escrito. Podemos dizer, por exemplo, que um projeto de lei foi vetado pelo presidente.
Já “vedado”, particípio do verbo “vedar”, diz respeito a uma proibição física. É só imaginar que a entrada de um parque está fechada por um tapume por causa de obras. Neste caso, a entrada está vedada.
Exemplos com vetado ou vedado
- O acesso ao evento estava vedado a todos que criticaram a organização;
- O projeto não foi totalmente vetado, mas também não passou ileso;
- O aborto é vetado em vários casos, mas especialistas questionam a lei;
- Quando chegaram ao bosque, perceberam que a entrada estava vedada.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.