“Vulcões” ou “vulcãos”: qual é o plural de vulcão?
Uma dúvida que queima a cabeça de muita gente, mas a resposta é simples!

Quando pensamos na palavra “vulcão”, logo vem à mente imagens das erupções incríveis de gigantes como o Vesúvio (Itália), o Monte Fuji (Japão) e o Krakatoa (Indonésia). Mas você já parou para pensar no plural dessa palavra? “Vulcões” ou “vulcãos”? Não tenha mais dúvidas: o correto é “vulcões”.
Segundo Eloy Souza, professor de Língua Portuguesa do Curso Anglo, os substantivos terminados em “-ão” possuem três possibilidades de plural:
- a forma “-ões”, que é a mais comum: corações;
- a forma “-ãos”: irmãos;
- a forma ães: alemães.
Com tantas opções, qual flexão usar? Depende de como a palavra se consolidou no uso cotidiano ao longo do tempo. No caso de “vulcão”, a forma que prevaleceu foi “vulcões”, alinhada à tradição linguística e ao uso majoritário. Por isso, a maioria dos dicionários aceita essa opção.
O professor Eloy dá outros exemplos: “Embora o plural lógico de ‘corrimão’ fosse ‘corrimãos’ – já que essa palavra vem de ‘mão’, cujo plural é ‘mãos’ – a força do uso acabou consagrando também a forma ‘corrimões’. E há casos de vocábulos que aceitam as três formas, como ‘sultão’: ‘sultãos’, ‘sultões’ e ‘sultães’”.
A origem vem dos deuses
“Vulcão” vem do latim “Vulcanus”, que é o nome do deus romano do fogo. Na mitologia grega, corresponde ao deus Hefesto. “Além de dominar o fogo, ele também era hábil na arte da metalurgia, sendo o responsável por criar apetrechos para os demais deuses, como armas e escudos. Com o tempo, o nome do deus foi usado para designar qualquer abertura na crosta terrestre por onde o magma é expelido. A palavra foi se transformando e sendo adaptada para outras línguas, como “vulcão” (português), “vulkan” (alemão), “volcano” (inglês) e “vulkaan” (holandês).
Como usar a palavra?
- Para se referir à cratera vulcânica, é possível usar a palavra assim:
- A ciência que estuda os vulcões é a Vulcanologia, criada na década de 1980.
- Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia.
- Qual é o nome de um tipo de vulcão que é caracterizado por erupções violentas e frequentes?
Já, se você quiser usar a palavra de forma metafórica, veja estes exemplos:
- Dentro dela, havia um vulcão de emoções prestes a explodir.
(Refere-se a sentimentos intensos ou reprimidos.) - As palavras dele eram como vulcões, saindo com força e causando impacto.
(Simboliza algo poderoso e marcante.) - A reunião foi um verdadeiro vulcão de ideias e debates acalorados.
(Representa um ambiente dinâmico e intenso.)
“Esquentando” a literatura
O Professor Eloy cita um exemplo na literatura com o uso da palavra “vulcão”. Veja o trecho de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis:
“Enfim, chegamos, entramos, subi trêmulo os seis degraus da escada, e daí a pouco, debruçado sobre a cama, ouvia as palavras ternas de minha mãe que me apertava muito as mãos, chamando-me seu filho. Estava queimando, os olhos ardiam nos meus, toda ela parecia consumida por um vulcão interno. Ajoelhei-me ao pé do leito, mas como este era alto, fiquei longe das suas carícias: — Não, meu filho, levanta, levanta!”
Quer mais um exemplo? Olha só este trecho da poesia “Europa, França e Bahia”, de Carlos Drummond de Andrade, em que ele usa a palavra no plural duas vezes:
“A Itália explora conscienciosamente vulcões apagados,
vulcões que nunca estiveram acesos
a não ser na cabeça de Mussolini.
E a Suíça cândida se oferece
numa coleção de postais de altitudes altíssimas
Meus olhos brasileiros se enjoam da Europa…”
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.