Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com

Dois quadrinhos para entender a vida no Irã

Conheça as histórias em quadrinhos

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 jul 2017, 11h37 - Publicado em 14 abr 2016, 10h00

Dois quadrinhos para entender a vida no Irã
(Imagem: Persépolis/Divulgação)

O Irã é um dos protagonistas do cenário global, sobretudo desde a Revolução Islâmica de 1979. Sua importância econômica vem do fato de que possui uma das maiores reservas mundiais de petróleo. Politicamente, o país é um dos líderes do mundo islâmico, em tensão com os Estados Unidos e os países ocidentais há mais de três décadas. Em anos recentes, vive em constante tensão interna e externa. Esse cenário convulsionado é o pano de fundo de duas excelentes histórias em quadrinhos feitas por iranianos que ganharam destaque mundial.

Persépolis, a autobiografa em quadrinhos de Marjane Satrapi, narra a história do país dos anos 1970 até a década de 1990, passando pela Revolução de 1979 – que derrubou a ditadura pró-EUA do xá Reza Pahlevi e implantou a atual república islâmica. Na narrativa de Satrapi, publicada no Brasil em 2007, é como se o povo iraniano tivesse pulado da frigideira para o fogo.

Marjane tinha 10 anos quando se viu obrigada a usar véu e a estudar em uma sala de aula só de meninas. Era o resultado do Estado religioso erguido no país, com sua atmosfera sufocante e autoritária. Persépolis aborda, com humor leve e irônico, o dia a dia opressivo dos iranianos, convivendo com torturas, assassinatos, pressão nas escolas e a guerra contra o Iraque (1980-1988).

Continua após a publicidade

O impacto da obra lhe conferiu repercussão mundial e muitas premiações. Persépolis foi escolhida a melhor história em quadrinhos de 2004 na Feira de Frankfurt. Sua versão cinematográfca venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes de 2007.

Mais recentemente, os leitores brasileiros puderam ver O Paraíso de Zahra, publicado em 2011, cujos autores são anônimos, com pseudônimos de Amir e Khalil. Trata-se de um retrato candente da sociedade iraniana, em um momento recente: o Movimento Verde, em 2009, em que milhares de pessoas tomaram a Praça da Liberdade, em Teerã, acusando de fraude as eleições que reconduziram o então presidente Mahmoud Ahmadinejad ao cargo. Mais de 70 pessoas foram mortas pela polícia e 4 mil foram presas.

Continua após a publicidade

A história começa com o desaparecimento do estudante Mehdi Alavi, de 19 anos, nos protestos. Sua mãe, Zahra, e seu irmão, Hassan, vão à praça e fcam sabendo da violenta repressão. Começam então uma angustiante busca, que se estende por semanas, pelos labirintos de hospitais, repartições públicas e prisões – em busca de Mehdi. É uma viagem pelas entranhas do regime chefado pelos aiatolás.

Continua após a publicidade

O Paraíso de Zahra é uma obra em quadrinhos prodigiosa, magnificamente desenhada, que fala muito da realidade do Irã, complementando a história de turbulências e instabilidades retratada em Persépolis. Juntas, as publicações atuam como registro da luta permanente pela liberdade em um país marcado pela opressão.

Persépolis
Autor: Marjane Satrapi
Editora: Companhia das Letras, 352 páginas

O Paraíso de Zahra
Autor: Amir & Khalil
Editora: Leya, 272 páginas

Continua após a publicidade
Publicidade
Dois quadrinhos para entender a vida no Irã
Dois quadrinhos para entender a vida no Irã
Conheça as histórias em quadrinhos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup