Muitos vestibulares têm uma lista de obras literárias obrigatórias, e sabemos bem que não é fácil dar conta de ler tudo enquanto se tem tanta coisa para estudar em cada matéria. Nesta reta final para as provas, resumos e análises podem ajudar, embora não substituam a leitura da obra na íntegra.
>> Veja resumos e análises das obras literárias exigidas pela Fuvest 2017
Existe ainda uma outra possibilidade: ouvir os livros. Muitas obras têm sua versão em audiolivro (ou audiobook), o que permite “ler” enquanto se está caminhando, lavando louça ou arrumando a casa, por exemplo.
Um serviço bacana, que o Guia do Estudante testou e curtiu, é o Ubook, uma espécie de Spotify dos audiolivros, com uma mensalidade que dá acesso a várias obras por streaming. Assim como o serviço de música, é possível baixar livros para ouvir off-line por meio do aplicativo.
Para se ter ideia, um livro de 200 páginas pode ser ouvido em 4 horas consecutivas. “Já que o aplicativo consegue otimizar o tempo, o ideal é ouvir o audiolivro em dois ou três dias e simultaneamente fazer um resumo dele, para reforçar o estudo”, sugere Flavio Osso, CEO do Ubook.
Como funciona
A plataforma está disponível para Web, iOs e Android. O app permite que você ouça o livro enquanto usa outros apps no celular e, caso precise interromper a leitura, poderá retomá-la depois de onde parou. Também é possível marcar trechos para escutar de novo e gravar comentários sobre eles.
A mensalidade custa R$ 19,90, mas também há um plano de semanal de R$ 4,99. Além de aceitar cartão de crédito, é possível pagar o serviço diretamente na conta telefônica.
Veja algumas obras exigidas pelos vestibulares que estão disponíveis na plataforma:
FUVEST 2017:
“Iracema” – José de Alencar;
“Memórias póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis;
“O cortiço” – Aluísio Azevedo;
“A cidade e as serras” – Eça de Queirós;
Unicamp 2017:
“Sonetos” – Luis de Camões
“Amor”, do livro “Laços de família” – Clarice Lispector
“O cortiço” – Aluísio Azevedo;
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis
PUC-SP 2017
“Iracema” – José de Alencar;
“A Cidade e as Serras” – Eça de Queirós
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis