Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Estude melhor

Por Susane Ribeiro
Continua após publicidade

Como estudar 2 horas por dia nas férias pode salvar sua vaga

O 8 ou 80 não ajuda nos estudos. É possível estudar por poucas horas e conseguir evoluir nos conteúdos mesmo nas férias

Por Susane Ribeiro
Atualizado em 11 jul 2022, 14h23 - Publicado em 8 jul 2022, 15h05
Estudante escrevendo
 (MIND_AND_I/iStock)
Continua após publicidade

Sabe aqueles assuntos que você batalhou para aprender? Estudar poucas horas nas férias ajuda a manter tudo fresco na memória. Além disso, você evolui na matéria mais importante e descansa sem culpa.

Então se você quer relaxar nas férias mas sem deixar os estudos de lado, esse texto é pra você. Vem comigo!

O que priorizar e por que priorizar

A saga de estudar pouco e render muito começa entendendo onde alocar seu tempo. Afinal de contas, o que estou propondo aqui não é um milagre, já que seria praticamente impossível estudar todos os conteúdos, de todas as disciplinas, em apenas duas horas. 

Então o que priorizar? A resposta é simples: aquela disciplina que tem mais chance de aumentar sua nota no Enem. Olha só esse gráfico, que representa na horizontal o número de acertos na prova e, na vertical, a nota obtida pelo candidato em cada uma das áreas do conhecimento no exame em 2019:

Gráfico ilustrando a proporção entre acertos e notas no Enem, por área do conhecimento
(Susane Ribeiro/Reprodução)

É melhor aumentar acertos em português, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas? 

Continua após a publicidade

Saltar de 15 para 25 acertos aumentaria sua nota em aproximadamente 193 pontos em matemática, 139 em naturezas, 126 em humanas e em 100 pontos em linguagens. Ou seja, melhor estudar mais matemática.

Ah, uma última observação: se você já conhece o Enem de outros carnavais deve saber que o TRI (Teoria de Resposta ao Item) também desempenha um papel importante na engenharia da sua nota no exame. Neste texto você pode entender mais a fundo como funciona esse método de correção, mas por agora basta saber que ele valoriza mais a nota dos candidatos que acertam questões fáceis e erram as difíceis do que o contrário – quando isso acontece, o sistema considera que o estudante “chutou” aquela alternativa. 

Com isso em mente, você já sabe que não só deve priorizar os estudos de matemática nas férias, já que é a disciplina que mais aumenta sua nota, como também os conteúdos mais elementares, pois errar questões “fáceis” no Enem pode baixar bastante sua média. Neste texto aqui do GUIA DO ESTUDANTE, você confere a lista do assuntos de matemática que mais caem no Enem e que podem te dar uma força extra na hora de se organizar. 

Como organizar o tempo – ou colocando a mão na massa

Com isso em mãos, podemos passar para a organização do tempo. Considerando que você se propôs a estudar duas horas por dia durante as férias, 75% deste tempo vai ser dedicado aos estudos de matemática – ou seja, 1h30. 

Continua após a publicidade

Os outros 30 minutos serão dedicados à revisão de conteúdos das outras disciplinas que você já estudou, por meio de listas de exercícios.

Veja o exemplo de organização dos estudos nas férias abaixo. Nele alocamos a maior importância para matemática, que é a matéria que mais contribui para a nota global depois de redação e é a que faz entrar ou passar longe da vaga na faculdade. 

Gráfico da divisão de tempo nos estudos durante as férias
(Susane Ribeiro/Reprodução)
Tabela de divisão de estudos durante as férias
(Susane Ribeiro/Reprodução)

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Uma outra possibilidade é também utilizar simulados na hora de estudar matemática, resolvendo, por exemplo, provas antigas dessa disciplina no Enem. Neste caso, você dedicaria 1h30 todos os dias à resolução de provas de matemática, e os outros 30 minutos para revisão de conteúdos de outras disciplinas, resolvendo listas de exercícios. 

Gráfico da divisão de tempo nos estudos durante as férias
(Susane Ribeiro/Reprodução)

”Feito é melhor que perfeito” também pode ser o lema deste método de estudo nas férias que vai ajudar a evoluir nos conteúdos e manter tudo na memória. Se gostou do texto, aproveita e conta para os seus amigos como você vai estudar só 2 horas por dia nas férias e ainda assim conquistar uma vaga com a nota do Enem.

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e inventou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Publicidade

Como estudar 2 horas por dia nas férias pode salvar sua vaga
Estudo
Como estudar 2 horas por dia nas férias pode salvar sua vaga
O 8 ou 80 não ajuda nos estudos. É possível estudar por poucas horas e conseguir evoluir nos conteúdos mesmo nas férias

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.