Brasil lidera ranking da América Latina com 5 universidades entre as 10 melhores
O Brasil é líder no ranking da América Latina da instituição Times Higher Education (THE), publicação britânica que é referência na avaliação de reputação acadêmica. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (7). Do top 10, o Brasil lidera com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Cidade Universitária da USP (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)
Além disso, outras três brasileiras figuram entre as 10 melhores da região: em quinto lugar, vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); em sexto, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); em sétimo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A listagem é feita com base em cinco eixos de avaliação: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e inovação. O ranking completo contém 50 universidades, das quais 23 são brasileiras. O Chile é a segunda nação mais bem colocada, com 11 universidades. Veja o top 10:
1) Universidade de São Paulo (Brasil)
2) Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
3) Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
4) Universidade do Chile (Chile)
5) Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
6) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)
7) Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
8) Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México)
9) Universidade Nacional Autônoma do México (México)
10) Universidade dos Andes (Colômbia)
Na listagem mundial, divulgada em maio, a USP foi a melhor avaliada da América Latina e a única brasileira listada entre as 100 melhores. Ainda assim, apareceu em colocação ao menos 30 posições abaixo de seu desempenho em 2015: este ano, está entre as posições 91 a 100, bem abaixo da colocação do ano anterior, em que esteve na faixa de 51 a 60.