Da mídia impressa e dos meios de rádio e TV para o mercado digital. Não restam dúvidas de que, no que diz respeito à transformação da carreira, o jornalismo é uma das áreas que mais mudaram. Atualmente, o mercado de trabalho passa por uma forte transição, na qual os meios tradicionais dão lugar para diversos setores da comunicação digital. A essência, no entanto, se mantém: mais do que divulgar notícias, o bom profissional de jornalismo deve ser capaz de formar opiniões.
Atualmente, a carreira exige que o profissional também seja empreendedor. Com as mudanças no mercado de mídia, é cada dia mais comum ver jornalistas que atuam não em empregos formais, mas como freelancers e autônomos, o que exige um manejamento diferenciado da carreira e da seleção dos trabalhos, com um foco maior em novos projetos. É imprescindível ser multimídia e estar atento ao que a internet oferece.
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A seguir, veja quais são as melhores universidades para fazer o curso, que continua figurando entre os mais concorridos do meio de comunicação e artes, de acordo com o Guia do Estudante 2017:
Centro-Oeste | (DF) Brasília – UnB | ★★★★★ |
Sudeste | (SP) São Paulo – USP | ★★★★★ |
Sul | (RS) Porto Alegre – PUCRS | ★★★★★ |
Sul | (SC) Florianópolis – UFSC | ★★★★★ |
Nordeste | (BA) Salvador – UFBA | ★★★★ |
Nordeste | (CE) Fortaleza – Unifor | ★★★★ |
Nordeste | (MA) Imperatriz – UFMA | ★★★★ |
Nordeste | (MA) São Luís – UFMA | ★★★★ |
Nordeste | (PB) João Pessoa – UFPB | ★★★★ |
Nordeste | (PE) Recife – UFPE | ★★★★ |
Centro-Oeste | (DF) Brasília – Iesb | ★★★★ |
Centro-Oeste | (DF) Brasília – UCB | ★★★★ |
Centro-Oeste | (DF) Brasília – UniCEUB | ★★★★ |
Centro-Oeste | (GO) Goiânia – PUC | ★★★★ |
Centro-Oeste | (GO) Goiâia – UFG | ★★★★ |
Centro-Oeste | (MS) Campo Grande – UFMS | ★★★★ |
Sudeste | (MG) Belo Horizonte – PUC | ★★★★ |
Sudeste | (MG) Juiz de Fora – UFJF | ★★★★ |
Sudeste | (MG) Mariana – Ufop | ★★★★ |
Sudeste | (MG) São João Del Rei – UFSJ | ★★★★ |
Sudeste | (MG) Uberlândia – UFU | ★★★★ |
Sudeste | (MG) Viçosa – UFV | ★★★★ |
Sudeste | (RJ) Niterói – UFF | ★★★★ |
Sudeste | (RJ) Rio de Janeiro – ESPM | ★★★★ |
Sudeste | (RJ) Rio de Janeiro – PUC | ★★★★ |
Sudeste | (RJ) Rio de Janeiro – Uerj | ★★★★ |
Sudeste | (RJ) Rio de Janeiro – UFRJ | ★★★★ |
Sudeste | (SP) Bauru – Unesp | ★★★★ |
Sudeste | (SP) Campinas – PUC | ★★★★ |
Sudeste | (SP) Presidente Prudente – Unoeste | ★★★★ |
Sudeste | (SP) Santos – Universidade Católica de Santos | ★★★★ |
Sudeste | (SP) São Bernardo do Campo – Metodista | ★★★★ |
Sudeste | (SP) São Paulo – Cásper Líbero | ★★★★ |
Sudeste | (SP) São Paulo – ESPM | ★★★★ |
Sudeste | (SP) São Paulo – Mackenzie | ★★★★ |
Sudeste | (SP) São Paulo – PUC | ★★★★ |
Sudeste | (SP) São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi | ★★★★ |
Sul | (PR) Ponta Grossa – UEPG | ★★★★ |
Sul | (RS) Caxias do Sul – UCS | ★★★★ |
Sul | (RS) Novo Hamburgo – Feevale | ★★★★ |
Sul | (RS) Pelotas – UCPel | ★★★★ |
Sul | (RS) Porto Alegre – ESPM | ★★★★ |
Sul | (RS) Porto Alegre – UFRGS | ★★★★ |
Sul | (RS) Porto Alegre – Unisinos | ★★★★ |
Sul | (SC) Chapecó – Unochapecó | ★★★★ |
Sul | (SC) Itajaí – Univali | ★★★★ |
Sobre o curso e a carreira
As disciplinas do curso de jornalismo, que tem duração média de quatro anos, incluem língua portuguesa, economia, ética, filosofia e teoria da comunicação. Entre as matérias específicas, constam história do jornalismo, jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, técnicas gráficas e novas tecnologias da comunicação. A grade curricular prevê aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e online, radiojornalismo e telejornalismo desde o primeiro semestre. O trabalho de conclusão do curso, obrigatório, pode ser um projeto prático, como a elaboração de um jornal impresso ou de um programa de TV, mais a entrega de uma monografia ou relatório. No último ano, o aluno também precisa fazer estágio.
No mercado de trabalho, destacam-se as áreas de comunicação digital multimídia, com manutenção de sites, redação e administração de conteúdo na internet; a de comunicação empresarial, que promove o contato entre determinada organização com a imprensa; a de edição, onde há o enfoque do tamanho da reportagem e a redação do texto final em veículos impressos e na internet, além da seleção de fotos e ilustrações que serão utilizadas, e da combinação de imagens e sons em trabalhos de rádio e TV; o de fotojornalismo, onde o profissional capta cenas reais de pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas e na internet; o da própria produção de reportagens para veículos diversos; e, por fim, o de mídias sociais e web analytics (que é a análise de dados qualitativos e quantitativos de um site).