Gestão de Políticas Públicas são as atividades relacionadas ao diagnóstico e planejamento, à execução e avaliação das ações e políticas estabelecidas pelo governo, nas esferas federal, estadual e municipal, de prestação de serviços para a sociedade me geral.
As políticas públicas estabelecem metas e encaminham soluções para resolver problemas sociais as mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente.
O bacharel da área pode trabalhar com consultoria, planejamento, articulação e projetos sociais.
Confira também: Os 3 melhores cursos de administração pública do Brasil
O tecnólogo da área é requisitado para atuar nas etapas de definição de projetos, análise de alternativas, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações estratégicas. Ele é contratado por órgãos públicos e e sua demanda está pulverizada por todo o país, mas Brasília e os estados da região Sudeste concentram o maior número de vagas. Empresas do setor privado, principalmente aquelas que prestam serviços terceirizados para órgãos e empresas do governo, também necessitam dos serviços desse profissional.
O primeiro ano do curso é voltado à formação básica, com disciplinas nas áreas de administração, ciências sociais, direito e economia. Depois, o foco é fechado sobre o setor público, com aulas como Estado e Políticas Públicas, Marketing no Setor Público, Sociedade e Multiculturalismo. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Quer saber mais sobre a Crise do Euro? Aprenda sobre a crise com um jogo virtual
Gostou de Gestão de Políticas Públicas? Confira o melhor curso do Brasil:
Nome da Faculdade | Estrelas |
Universidade de São Paulo (USP) | ★★★ |
* lista em organizada por estado e ordem alfabética
*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a edição completa nas bancas de todo o Brasil.
Confira mais dicas de onde estudar Gestão de Políticas Públicas