Saiba onde estudar Engenharia Naval
Quem nunca pensou em construir um navio? Pois é, tem gente que além de sonhar, vai lá e faz. O profissional formado em Engenharia Naval cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações.
Caso ele não queira trabalhar na idealização de navios, barcos ou lanchas, pode atuar no gerenciamento do transporte marítimo e fluvial. Uma de suas atribuições, neste caso, é o controle do tráfego das embarcações.
Com a corrida por petróleo no mar – vide Pré-Sal –, é uma profissão em alta no mercado de trabalho. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o setor deve gerar 15 mil novos empregos.
>> Saiba mais sobre a carreira e o curso de Engenharia Naval
O curso para formação de engenheiros navais tem duração de cinco anos e possui disciplinas de engenharia, física e matemática. Caso você queira algo mais rápido, há o curso profissionalizante. Esta opção o torna uma espécie de assistente do engenheiro.
As melhores faculdades de Engenharia Naval estão em São Paulo – Universidade de São Paulo (USP) – e no Rio de Janeiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).