Animação: como é essa nova carreira
Divertida Mente, Minions, Toy Story, O menino e o mundo … Se você curte animação, vai gostar dessa novidade: já é possível fazer um curso superior na área!
Veja também o curso de Cinema e Audiovisual.
Esse novo bacharelado forma o profissional que vai planejar e criar animações, usando diversas técnicas, como 2D (bidimensional) e 3D (tridimensional) e stopmotion, para diferentes finalidades e aplicações – como cinema, televisão, publicidade, games e até para o ensino.
Em estúdios de cinema, o profissional produz curtas e longas metragens. Em emissoras de TV, pode criar vinhetas, fazer abertura de programas e até séries. Na publicidade, desenvolve animações para comerciais veiculados por diferentes mídias, como a internet. Na área da educação, faz animações para cursos de educação a distância, por exemplo.
Disciplinas
O currículo mistura disciplinas básicas, como desenho, a outras de formação humanística, como História da Arte. As matérias específicas ocupam boa parte da grade curricular e passam por todas as etapas da animação, da criação do argumento e do roteiro até a distribuição e exibição dos filmes. Entre esses conteúdos estão criação de personagens, direção de arte, cenografia e ambientação, colorização e legislação.
Onde estudar
A Faap (SP) e a UFSC lançaram, em 2016, bacharelados específicos em Animação. Mas outras instituições também têm cursos na área, como:
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ) – Design (animação)
Faculdade Mauá de Brasília (DF) – Artes Visuais (cinema de animação)
Universidade da Região de Joinville (SC) – Design (animação digital)
Universidade Federal de Minas Gerais – Cinema de Animação e Artes Digitais
Universidade Federal de Pelotas (RS) – Cinema de Animação
Saiba mais sobre curso de animação e desenvolvimento de personagens para jogos.