Área de Administração e Negócios: o que os cursos têm em comum
Os profissionais dessa área lidam com o dia a dia das empresas e com as oscilações da política e da economia
Tudo o que acontece no cenário político e econômico do país e do mundo tem relação direta com a atuação dos profissionais de Administração e Negócios. A crise política e econômica que o Brasil atravessa, por exemplo, obrigou as empresas a se reorganizarem, e seus gestores tiveram que alinhar suas estratégias à nova realidade do mercado. No setor público, também foram alteradas metas, e os administradores tiveram que rever orçamentos e projetos. Ou seja, acompanhar as movimentações políticas e econômicas internas e externas, identificar suas causas e estimar suas consequências são tarefas dos profissionais dessa área, como administradores, economistas, contadores, atuários, gestores dos mais diversos setores e profissionais de Logística e Marketing, entre outros.
Esses profissionais gerenciam o dia a dia de empresas ou órgãos públicos. Monitoram o mercado, observam a concorrência, estabelecem metas e procuram identificar riscos e novas possibilidades de atuação. Análise de planilhas, reuniões e muita leitura fazem parte da rotina. Manter-se atualizado e informado é fundamental. É com base nesse tipo de conhecimento que o profissional gerencia um projeto ou planeja o futuro da empresa.
Confira os cursos que fazem parte da área
Áreas de atuação
O profissional formado em Administração pode trabalhar na área de planejamento, o que envolve, além de prever o comportamento do mercado e de organizações, desenvolver estratégias para concorrências futuras. Ou atuar na gestão das operações organizacionais em diversas áreas: produção, materiais, logística, recursos humanos, marketing, sistemas de informação e finanças.
Os economistas analisam o histórico econômico e avaliam dados e estatísticas a fim de detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor, com base em modelos matemáticos. As oportunidades se concentram em tarefas essenciais ao mercado financeiro e à macroeconomia (economia regional ou nacional, que ajuda a definir as políticas econômicas dos governos).
Os contadores, por sua vez, trabalham provendo informações financeiras e patrimoniais que servirão de apoio ao processo de tomada de decisão de empresários, de agentes financeiros e de investidores em geral.
Setor estratégico e concorrência
Uma boa notícia é que, com ou sem crise econômica, a área de Administração e Negócios vai sempre oferecer oportunidades, pois empresas de todos os segmentos e portes precisam contar com gestores.
Um dado menos animador é a forte concorrência. Gerenciamento e administração é uma das áreas com o maior número de matrículas e de candidatos inscritos.
Características e habilidades desejáveis para atuar nesta área:
– iniciativa e espírito de liderança
– organização e meticulosidade
– se interessar por assuntos de economia e política
– facilidade para lidar com números e cálculos
– habilidade para se comunicar e trabalhar em equipe
– capacidade de contornar situações estressantes
Cursos mais procurados*:
– Admistração
– Ciências Contábeis
(*matrículas de acordo com o Censo da Educação Superior 2015)