Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Como é o curso de Gestão de Energia

Graduação prepara o profissional que vai propor estratégias para o uso racional da energia em empresas privadas ou instituições públicas

Por Lisandra Matias
13 jul 2018, 15h38

A questão da energia é fundamental para o desenvolvimento econômico de uma sociedade. Uma das grandes questões atuais é aumentar a oferta, diversificar as fontes de energia, priorizando as renováveis e não poluentes, e otimizar o consumo.

É nesse contexto que surgiu o novo curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética, oferecido pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec Campinas), no interior de São Paulo, desde o início  deste ano (2018). Trata-se de um curso superior de tecnologia (graduação mais curtas do que as tradicionais e com foco na prática), com duração de três anos e gratuito.

O profissional formado no curso trabalha com as questões econômicas e gerenciais para a tomada de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições públicas.

Ele lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética disponível, seja ela renovável (a partir da cana-de-açúcar, vento, luz solar etc) ou não renovável (petróleo e gás natural, por exemplo). Avalia as necessidades de uma região ou setor e desenvolve projetos economicamente e socialmente viáveis, buscando soluções sustentáveis.

Continua após a publicidade

O que faz o profissional

Durante o curso, o aluno estuda disciplinas como mercado e regulação em energia, economia, física aplicada à energia, contabilidade e custos, eficiência energética, gestão de pessoas e equipes, qualidade de energia elétrica e gestão estratégica.

No mercado de trabalho, pode atuar em instituições governamentais; empresas de geração, transmissão e distribuição de energia; centros de pesquisa em diferentes áreas econômicas (agroindústrias, indústrias extrativas, siderúrgica, alimentícia, de transformação) e no setor comercial e de serviços.

Publicidade

Publicidade
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?
Mundo do Trabalho
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?
Só o médico pode prescrever medicamentos e realizar cirurgias; perfil do biomédico tem ênfase na pesquisa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.