Como está o mercado de trabalho para um técnico em Edificações?
(Imagem: Thinkstock)
O técnico em edificações é um profissional da área de construção civil que executa projetos de instalações prediais. A dúvida de hoje é sobre o mercado de trabalho para essa carreira e foi enviada pela Terezinha Thaís.
“Olá galera do Guia. Gostaria de saber como está o mercado para um Técnico em Edificações. É um curso que garante um bom salário? Tem muito emprego? Agradeceria muito se pudessem me responder isso”.
Para saber mais sobre a profissão, o Guia do Estudante conversou com Sandra Regina Palmieri Duarte, coordenadora do curso de Edificações da ETEc Getúlio Vargas, em São Paulo. Ela conta que o mercado de trabalho para a carreira está bastante aquecido e lembra que o técnico em edificações pode atuar tanto em empresas de construção civil (até no canteiro de obras!) quanto na prestação de consultoria para a elaboração de projetos em escritórios de arquitetura.
>> Leia mais sobre a carreira tecnológica em Construção Civil
>> Conheça o curso de Engenharia Civil
Confira seu depoimento:
“Oi, Terezinha! O curso técnico em Edificações tem como proposta capacitar o aluno para executar e interpretar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais conforme normas técnicas de segurança, de acordo com legislação específica e com as determinações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Ele elabora orçamento e memorial descritivo, supervisiona a realização de diferentes etapas do processo construtivo, presta assistência técnica a pesquisas e controle tecnológico de materiais. Também estão entre suas funções orientar e coordenar serviços de manutenção de equipamentos e de instalações e fornecer assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
O aluno que concluir o curso pode atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor na área de construção civil e interfaces, além de escritórios de projetos e de construção civil e em canteiros de obras.
Através de parcerias com empresas na área da construção civil, constatamos que o mercado de trabalho está aquecido. A procura por profissionais na área com formação específica tem sido constante, garantido estágio e/ou a contratação de alunos. Não existe piso salarial para a profissão, mas, de acordo com a maior parte das empresas que prestam serviços no ramo de edificações, a média salarial mensal está em torno de R$ 500,00 a R$ 1200,00 e varia com o número de horas trabalhadas por dia.
O ingresso no curso técnico gratuito em Edificações da ETEc Getúlio Vargas se dá por meio do nosso processo seletivo. Se você já concluiu o ensino fundamental existe o Vestibulinho para o ensino técnico integrado em Edificações que recebe 35 alunos por ano. Já para alunos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série e estejam matriculados na segunda série do ensino médio ou equivalente, há também o curso Técnico em Edificações – Modular. É importante ressaltar que para o curso modular o ingresso ocorre no início de cada semestre, com 40 vagas para o período da tarde e outras 40 para o noturno.”
_________________________
Tá vendo, Teresinha? Se você pensa em seguir a carreira de construção civil, você pode também fazer o curso técnico em Edificações enquanto realiza o ensino médio regular para prestar vestibular para Engenharia Civil e complementar sua formação. Que tal?
_________________________
Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! (=