Computação: conheça as diferenças entre os cursos
Se você tem interesse por tecnologia e quer prestar algum curso ligado à computação, talvez esteja indeciso entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, os três mais importantes bacharelados na área. Antes de tomar a sua decisão, conheça as semelhanças e as diferenças entre eles.
O que eles têm em comum: uma forte base de matemática e contato com áreas da computação como programação, banco de dados, redes de computadores e eletrônica.
As diferenças entre eles:
Ciência da Computação: o foco é o desenvolvimento de softwares – programas e aplicativos. Você terá mais conteúdos voltados para programação, bancos de dados e sistemas operacionais.
Engenharia da Computação: a parte central é o hardware – planejar e construir computadores. Há um reforço nos conteúdos de elétrica e eletrônica, por exemplo.
Sistemas de Informação: a chave é a gerência de processos – como a implantação e a gestão de softwares. Forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.
O professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, explica as diferenças a partir de um smartphone:
“Se você gosta de instalar aplicativos no aparelho e adoraria desenvolver seus próprios aplicativos, há indícios de que Ciências de Computação é o seu caminho. Mas se a sua vontade é de desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro, então, considere Engenharia de Computação. Agora, se você gosta de lidar com pessoas, de gerenciar grupos de conversa e processos, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção.”
Cursos tecnológicos
Além desses três bacharelados, há também cursos tecnológicos na área– que também são graduações, mas de duração mais curta e com formação mais específica para atuar no mercado de trabalho. Conheça alguns aqui:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas O profissional formado por esse curso projeta, desenvolve, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares.
Gestão da Tecnologia da Informação Implementa e gerencia sistemas informatizados nas empresas e cuida para que esses sistemas sejam seguros e amigáveis para o usuário. Diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os programas de informática que devem ser adotados na empresa.
Redes de Computadores Cuida da instalação e faz a manutenção de redes de computadores nas empresas. Ele define o tipo e o número de unidades, sua configuração e os programas que serão usados para o gerenciamento da rede.
Segurança da Informação Este profissional é um especialista na segurança de redes de computadores. Ele evita que a rede seja invadida por pessoas não autorizadas, protegendo assim as informações dos usuários da empresa e de seus clientes.
Sistemas para Internet Desenvolve e administra web sites e pode atuar também como consultor de tecnologia e analista de negócios web. Também elabora sites para redes internas das empresas (intranet) e trabalha na implantação de sistemas de comércio eletrônico.