Na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), o curso de Publicidade e Propaganda é considerado cinco estrelas pelo Ranking Melhores Universidades do Guia do Estudante.
A faculdade, aliás, nasceu com o curso de Publicidade, 60 anos atrás. Foi também a primeira escola a introduzir o Marketing em sua formação básica, nos anos 70.
O curso tem 250 vagas e duração de quatro anos
Na primeira metade, as aulas são pela manhã e trazem disciplinas mais densas e aprofundadas, que abordam questões teóricas e passam por todas as áreas de atuação do profissional.
Apesar de a carga horária de aulas ser grande, já há tempo para que os alunos tenham as primeiras experiências no mercado e também participem de projetos extracurriculares, como da empresa júnior ESPM Jr.
O aluno pode direcionar o curso de acordo com sua área de interesse
Na segunda metade, as aulas acontecem de noite e já têm mais relação com o mercado. O aluno direciona o curso em áreas como criação, marketing e comunicação integrada. No projeto de conclusão de curso, o estudante pode entregar desde um plano de marketing ou o projeto de um novo produto ou serviço até uma monografia voltada para a pesquisa acadêmica.
O curso da ESPM é voltado para o mercado
O professor Luiz Fernando Garcia, diretor de graduação e coordenador do curso de Publicidade da ESPM-SP, conta que o curso na escola é voltado para o mercado, quer preparar os estudantes para que eles possam responder aos seus desafios.
“Cada escola desenvolve a sua identidade. A nossa é que há alta carga de marketing no curso. E queremos estar sempre atentos ao mercado e na relação entre teoria e prática. Sempre buscamos professores que atuem no mercado e promovemos atividades e palestras nesse sentido”, explica Garcia.
– Faça o teste e veja se Publicidade é o curso certo para você!
André Bastos, 22 anos, se formou no meio do ano em Publicidade na ESPM e considera bem perceptível o foco no mercado e no marketing. “Ajuda muito os alunos, porque faz a faculdade ser muito bem conceituada no próprio mercado”, conta André.
André trabalha atualmente na Agência B!Ferraz na área de Pré-Produção e conta que o que mais gostou do curso foram os professores: “Muitos deles, além de serem ótimos dando aula, também são profissionais muito bem conceituados no mercado”.
O marketing esportivo e o digital estão em evidência
E será que há demanda no mercado para publicitários? Para o professor Garcia, sim. “O setor de serviços no Brasil está aumentando, isso puxa a demanda por profissionais de publicidade, abre espaço no mercado. São Paulo, claro, é muito competitiva, mas em outros estados há muito espaço. Além disso, o marketing esportivo, por conta da Copa e das Olimpíadas, e o marketing digital também estão em evidência”, analisa.