Conheça o curso de Economia Doméstica
O curso de Economia Doméstica é recente no Brasil. Por isto, antes de falarmos sobre as funções desempenhadas por este profissional, é necessário nos deter aos objetivos do curso.
Este bacharelado capacita estudantes a trabalharem em programas de desenvolvimento social em áreas, como alimentação, direitos do consumidor, saúde e vestuário.
O profissional cria programas de esclarecimento ao consumidor, por exemplo: quando e como reclamar de serviços e produtos; gerencia restaurantes coletivos e espaços de convivência para funcionário de uma instituição, seja ela privada ou estatal.
Com o aumento de investimentos em programas de inclusão e a expansão do terceiro setor, o mercado de trabalho expandiu-se. Muitas vagas estão fora dos grandes centros, em pequenas cidades com cooperativas de crédito para pequenos produtores agropecuários.
O salário inicial varia de 1.900,00 a R$ 2.500,00, segundo a professora Sande Maria Gurgel D’Ávila, coordenadora do curso na Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Economistas Domésticos (Abed).
Ficou interessado? Veja abaixo quais os campos de atuação para o profissional formado em Economia Doméstica. Gosta de docência? A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece também o curso de licenciatura.
// Alimentos
Promover o desenvolvimento de produtos alimentícios e a elaboração de cardápios, definindo métodos de manipulação, armazenamento e conservação e conferindo critérios nutritivos e de higiene, tempo de validade e peso.
// Atendimento infantil
Promover em creches e escolas programas voltados para o desenvolvimento da criança.
// Controle de qualidade
Nas indústrias, avaliar produtos.
// Desenvolvimento rural e urbano
Esclarecer famílias e comunidades sobre questões referentes a alimentação, habitação, higiene, vestuário e saúde.
// Educação do consumidor
Orientar o público na compra de bens e serviços, segundo as necessidades do consumidor.
// Ensino
Lecionar nos ensinos fundamental, médio e técnico.
// Habitação e planejamento de interiores
Desenvolver projetos de moradia.
// Indústria e comércio
Orientar funcionários sobre questões como melhor uso do salário, ensino formal e higiene.
// Vestuário
Implantar e acompanhar os processos de corte, modelagem e lavagem de roupas, zelando pelo melhor aproveitamento e pela conservação dos tecidos.