Por dentro do curso de Engenharia de Materiais
O curso de Engenharia de Materiais é novo, então, é natural a existência de dúvidas. Este profissional trabalha em duas vertentes: descobre materiais e busca novas utilizações para matérias-primas já descobertas.
A duração do bacharelado é de cinco anos. Nos três primeiros anos, a grade curricular é a mesma para todos estudantes. Depois, os alunos optam por uma das três especializações: metais, polímeros e cerâmicas. Teoria e prática coexistem. O estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
>> Saiba mais sobre a carreira e o curso do Engenheiro de Materiais
O mercado é receptivo a este profissional. Há vagas em indústrias petroquímicas e siderúrgicas. Indústrias de transformação de polímeros e a construção civil também são setores que empregam muitos bacharéis.
Gostou? Caso queira se aprofundar nesta profissão, dê uma olhadinha na lista abaixo. Falamos sobre as principais áreas de atuação do Engenheiro de Materiais.
// O que você pode fazer?
Cerâmica
Criar materiais cerâmicos, avaliar suas propriedades e estudar novas utilizações para os já existentes. Controlar a qualidade da produção das peças em indústrias de materiais refratários e revestimentos cerâmicos.
Metais
Desenvolver ligas metálicas e gerenciar sua produção, para garantir a qualidade do material, conforme suas propriedades e seu destino.
Polímeros
Criar compostos de borracha, resinas, plásticos e acrílicos para ser empregados nos mais diversos tipos de indústria, controlando a aplicação do material de acordo com suas propriedades e o uso a que se destina.