Muitos estudantes que se interessam por Medicina têm curiosidade também sobre o curso de Biomedicina. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?
O biomédico tem várias áreas de atuação (veja na sequência), sendo que algumas delas têm similaridades com a Medicina, pois envolvem a saúde humana.
De modo geral, o biomédico identifica e estuda os microrganismos causadores de doenças para desenvolver medicamentos e vacinas para combatê-los. Também interpreta o resultado de exames clínicos para diagnósticos e realiza pesquisas em áreas como genética e reprodução humana. Seu perfil é, sobretudo, de um pesquisador.
O médico também investiga a causa das doenças, procurando sua cura e prevenção. Mas sua atuação é voltada para a prevenção e o tratamento. Além disso, só ele pode prescrever medicamentos e realizar cirurgias.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois profissionais, veja algumas áreas de atuação do biomédico:
Análises clínicas Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.
Análises ambientais Fazer análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.
Indústria Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.
Análises bromatológicas Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.
Biologia molecular Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.
Genética Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.
Diagnóstico por imagem Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos (que cabe ao médico).