Saiba mais sobre a carreira de Radiologia
Radiologista é o tecnólogo que opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais. Ele pode ser empregado tanto na área médica quanto na industrial ou engenharia.
Na Medicina, as imagens são os famosos exames de raios X ou de ressonância magnética, por exemplo, que ajudam a identificar alterações e patologias no corpo humano. Já em Engenharia, esse profissional pode usar os aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios. Na indústria farmacêutica e na alimentícia, esse tecnólogo atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos.
Leia também: Médico da seleção brasileira de futebol dá dicas sobre a carreira de Medicina
O mercado de trabalho para esse profissional – que é o único que pode operar determinados aparelhos – é bom, ainda mais considerando o avanço tecnológico dos equipamentos. Hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas são os principais empregadores e a área de radiologia odontológica e medicina veterinária também busca esse profissional (cada vez mais).
Fabricantes de equipamentos, como Siemens e Philips, também contratam o técnico em Radiologia como representante comercial, consultor técnico ou no desenvolvimento de produtos. As regiões Sul e Sudeste são as que demandam mais profissionais.
Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.