O profissional de Marketing é a pessoa treinada para estimular a venda de produtos e serviços. Ele analisa as oportunidades de mercado e tem o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.
Para entender um pouco melhor sobre a carreira deste profissional, o Por Dentro das Profissões conversou com o Mauro Segura, diretor de Marketing da IBM e autor do blog A Quinta Onda, sobre comunicação e comportamento na era da sociedade digital.
Marketing é comunicação
O profissional de Marketing precisa saber se comunicar. Ele vai estudar a melhor maneira de passar mensagens para clientes, funcionários ou parceiros. Através de processos de planejamento e criação, com o uso de dados estatísticos e estudos, ele vai saber a melhor maneira de entregar uma mensagem.
É através do Marketing que uma empresa vai saber como identificar seu consumidor, satisfazê-lo e mantê-lo. Além do Marketing empresarial, há o político que é responsável pelos mesmos processos, mas, dessa vez, com eleitores. O mesmo acontece com Marketing esportivo e assim por diante.
O importante na profissão é entender quem precisa receber a mensagem para só assim criar um modo de transmiti-la.
O novo Marketing
“O Marketing passa pela maior transformação que já vimos”, diz Mauro Segura. As novas tecnologias e o novo perfil do consumidor são em grande parte responsáveis pela mudança que vemos hoje na carreira. Com a internet e as redes sociais, agora não é só a empresa que fala, qualquer um pode criar conteúdo. “O Marketing tradicional, unilateral, não é mais o centro da questão”, explica.
Para Mauro, o Marketing, que antes era bastante integrado à área de Publicidade, está cada vez mais ligado às vendas. “O Marketing está sendo encarado como ciência, com foco na coleta e análise de dados, para entender necessidades do mercado e dos clientes”, conta. Mas nem tudo mudou: “ainda é preciso ser intuitivo, criativo e ousado”.
O novo Marketing, para Mauro, vai ser menos intuitivo e mais baseado em estudos. “Hoje as coisas funcionam um pouco no ‘achômetro’. No futuro teremos de ser mais exatos nas previsões. Vamos ter uma espécie de ‘matemarketing’”, brinca.
O novo profissional do Marketing
Mauro afirma que o novo profissional da área tem de ter grande capacidade de se adaptar às mudanças e de se atualizar constantemente. O estudante, desde cedo, tem de gostar de estudar e, com o tempo, aprender a compreender bem o negócios. Além disso, cada vez mais ele tem de gostar de novas tecnologias e redes sociais.
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O novo profissional tem gostar de matemática. “Ele vai trabalhar com estatística, análise, planilhas e dados. Não dá para tomar decisões no escuro, então tem de gostar de matemática, sim”, afirma Mauro.
Também é importante ter uma visão integrada, saber ver o todo. Segundo o diretor de Marketing da IBM, cada vez mais a área vai lidar com comunicação interna e externa das empresas, vai fazer as vezes de Relações Públicas e vai integrar tudo isso com os processos internos de negócios.
Novo Mercado
Os analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e LinkedIn, além de blogs – cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. Para desempenhar essa atividade são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em comunicação, especialmente em Marketing.
O mercado é grande para diversos profissionais, não só aqueles formados em Marketing. Quem quiser trabalhar na área pode estudar qualquer faculdade de Comunicação que terá bases boas. Há profissionais de Marketing formados em Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas e Jornalismo, por exemplo.
Mauro é um caso à parte: ele é formado em Engenharia Elétrica. “Na época eu não sabia direito o que fazer, e acabei entrando em uma faculdade que tinha a ver com a minha formação técnica no colegial”, explica. Quando ele mudou de área, foi atrás dos estudos e fez uma pós-graduação em Marketing e Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). “É importante sempre se manter atualizado e há cursos de pós muito bons, que oferecem bastante conteúdo especialmente nas novas áreas do Marketing”, conta.
A faculdade de Marketing
Há algumas faculdades com cursos específicos de Marketing no currículo. A graduação mistura disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao Marketing, contabilidade, filosofia e ética profissional.
A partir do terceiro ano, o aluno começa a ter matérias mais voltadas ao mercado de trabalho, como comportamento do consumidor, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de Marketing entre outras.
“Comunicação sozinha não resolve tudo”
Para Mauro, uma das maiores frustrações da profissão são os colegas que acham que a comunicação é suficiente para fazer uma transformação cultural. “As pessoas acham que campanhas isoladas podem resolver um problema estratégico específico”, reclama.
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Na realidade, ele diz que a comunicação é importante, mas que sozinha ela não resolve tudo. “Cada problema é uma jornada e a comunicação tem de trabalhar junto com a gerência, os recursos humanos, com equipes distintas”, insiste.
O melhor da carreira
Segundo Mauro, a melhor coisa na carreira é que a cada dia surge uma novidade, seja ela uma tecnologia, um case ou uma possibilidade diferente de se conectar com o consumidor. “Sou ávido por estudar e aplicar novidades. É isso que me motiva mais no dia a dia. Para aproveitar essa parte boa da profissão, é importante estar em uma empresa que abraça as novidades e não te limita, para você poder se sentir estimulado e desafiado a fazer coisas diferentes sempre”, conta.