Uma imersão rápida no mundo do Marketing
Primeiro passo: o que o profissional de Marketing é? Em poucas palavras, é um administrador de negócios especializado em aumentar vendas. Como ele faz isso? Detectando oportunidades de mercado e criando estratégias. Exemplo bobo: você notou que a prática de exercícios, entre brasileiros, aumentou. Se você é um bacharel de Marketing e trabalha em um empresa de bebidas, pode explorar este nicho criando um produto que estimule o cuidado com a saúde.
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Segundo passo: como é o curso? A graduação tem duração de quatro anos, ou seja, oito semestres. Neste percurso, você vai se deparar com sociologia, economia, psicologia e estatística. Nem preciso dizer que vai conhecer as principais áreas do Marketing ( direto, industrial, corporativo, de varejo e de serviços, com disciplinas referentes à gestão de negócios, de preços e custos). Há também a opção de tecnólogo. Neste caso, o tempo para se formar é dois anos.
Terceiro passo: vou arranjar emprego? Se você for um bom profissional, é bem provável. A maior demanda é por profissionais que entendam de varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing (uso do marketing dentro das corporações) e marketing de relacionamento. Porém, há outros segmentos que você pode explorar. Confira abaixo uma lista com as principais áreas. Boa sorte.
// O que você pode fazer
Comunicação corporativa
Realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa (funcionários e colaboradores).
Consultoria
Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
Desenvolvimento e inovação de produtos
Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.
Gerência de produto
Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.
Merchandising
Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.
Pesquisa
Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.
Planejamento estratégico
Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).