Unicamp 2017: confira 5 cursos diferentes e pouco concorridos
A primeira fase do vestibular da Unicamp – uma prova com 90 questões objetivas (testes) de conhecimentos gerais – acontece no próximo domingo, dia 20 de novembro. Ao todo, 73.487 candidatos concorrerão a uma das 3.330 vagas disponíveis para mais 50 cursos de graduação.
Apesar dessa diversidade de opções, quase a metade dos candidatos escolheu um entre cinco cursos: Medicina (221 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (96,3 c/v), Comunicação Social – Midialogia (47 c/v), Ciências Biológicas (42,9 c/v) e Engenharia Civil (34,6 c/v).
Na contramão dessas graduações superconcorridas, conheça 5 cursos diferentes e que têm baixa concorrência – até 10 candidatos por vaga, menos da metade da concorrência média da universidade (22,1 c/v).
Veja a relação candidato/vaga de todos os cursos.
Ciências do Esporte
É vasto o campo de atuação de quem se forma em Ciências do Esporte. Além de atuar no ensino (como professor de Educação Física, por exemplo), esse profissional poderá trabalhar na elaboração de programas esportivos voltados para diferentes grupos; na preparação e treinamento de atletas e equipes para competições esportivas; e ainda na área de pesquisa, com investigações e estudos relacionados ao esporte e ao exercício físico.
Concorrência: 7,7 candidatos por vaga.
Engenharia de Manufatura
Buscar formas mais eficazes e mais criativas de fabricação de diferentes produtos, desde a sua concepção até a distribuição. Essa é a missão do engenheiro de manufatura, profissional fundamental na geração e difusão de inovações tecnológicas. Ele pode trabalhar em qualquer campo em que se produzam bens duráveis ou não duráveis, desde a indústria aeronáutica até a de embalagens, passando pelas indústrias automobilística e eletroeletrônica.
No curso, os estudantes recebem forte base de ciências e matemática. Aprendem conteúdos relativos a processos de fabricação, materiais de engenharia, projeto mecânico e gestão da produção.
Concorrência: 5,6 candidatos por vaga.
Estudos Literários
Especialista em Literatura, esse bacharel tem formação nos vários campos dos estudos literários: literatura e cultura brasileiras, história e historiografia literárias, teoria, crítica e literatura comparada. A forte ênfase nas atividades de pesquisa prepara o aluno para trabalhar na área acadêmica. Mas também não é incomum sua atuação no setor cultural – na produção de roteiros para obras audiovisuais ou na mídia impressa e eletrônica, por exemplo.
Concorrência: 9,0 candidatos por vaga.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Este é um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, possui uma duração mais curta (7 semestres) em relação aos bacharelados tradicionais e com foco maior na preparação para o desempenho de uma atividade específica no mercado de trabalho – no caso, a resolução prática de problemas computacionais.
Há disciplinas voltadas para programação de sistemas computacionais em seus mais variados tipos, elaboração e manutenção de sistemas (engenharia de software), bancos de dados, redes de computadores, gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas para a internet e para dispositivos móveis, por exemplo.
Concorrência: 5,2 candidatos por vaga.
Tecnologia em Saneamento Ambiental
Mais um Curso Superior de Tecnologia, com duração de 6 semestres. Ele forma os profissionais que vão planejar e gerenciar soluções tecnológicas para a prevenção, o monitoramento e o controle da poluição ambiental (ar, água, solo, resíduos sólidos, ruídos e vibração). Poderá atuar em empresas públicas e privadas, órgãos governamentais de controle de poluição, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras.
Concorrência: 5,9 (noturno) e 3,2 (integral) candidatos por vaga.