A gente aprende lendo: mais exemplos de elemento fora de lugar
Acompanhe cinco bons exemplos da literatura
Um componente da oração fora de lugar no início da frase precisa ser sinalizado ao leitor. Se forem duas ou mais palavras, coloque vírgula; se for apenas uma palavra a vírgula não é obrigatória. Por exemplo em “Hoje eu vou ao cinema” ou “Atualmente usa-se muito o telefone celular”, “hoje” e “atualmente” não exigem vírgula. É comum usar no início dos períodos citações de tempo (ano, mês, dia, hora, estação), de lugar, de situação. Em todos os casos, o texto ganha ritmo, e o leitor agradece, principalmente os professores que lêem sua redação e respostas das questões discursivas das provas. Acompanhe cinco bons exemplos da literatura.
Veja exemplos de Machado de Assis (1839-1908), trechos de O Alienista (1881-1882).
1 – A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.
A ordem direta seria Ele disse a sua majestade: a ciência é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.
2 – Três dias depois, numa expansão íntima com o boticário Crispim Soares, desvendou o alienista o mistério do seu coração.
A citação de tempo está deslocada, e poderia estar também apostada no meio da frase. Uma ordem direta seria: O alienista desvendou o mistério do seu coração numa expansão íntima com o boticário Crispim Soares, três dias depois.
Veja como os verbos podem enriquecer o seu texto
Exemplos de José Lins do Rêgo (1901-1957), em Menino de Engenho (1932).
3 – Três dias depois da tragédia, levaram-me para o engenho do meu avô materno.
Citação temporal, que o autor colocou na abertura. Pela ordem direta, deveria estar ao final da sentença. Com isso, Lins do Rêgo evitou (e você evitaria também), começar a frase utilizando o verbo com o pronome “me”. A norma culta proíbe iniciar a frase em próclise, ou seja, com o pronome: Me dá isso, Me faz um favor, e similares, são da linguagem oral apenas. Iniciar com ênclise (Levaram-me) não é proibitivo, mas melhor seria “Fui levado para o engenho de meu avô materno, três dias depois”.
Exemplos de Gabriel García Márquez (1927-2014), em Notícia de um sequestro (1996).
4 – No dia 19 de setembro, quando ficou sabendo dos sequestros de Marina Montoya e Francisco Santos, Diana compreendeu – sem os elementos de informação existentes lá fora – que seu caso não era um ato isolado (…).
5 – No final de outubro, Diana Turbay observou que Azucena estava preocupada e triste.
Note que as duas citações temporais abrem os períodos em razão da sucessão dos fatos e o encadeamento da história narrada por García Márquez, um mês após outro.