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Análise de redação: Muros em um mundo globalizado

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 17 de julho

Por redação
19 jul 2017, 17h20
Análise de redação: Muros em um mundo globalizado
Nova proposta de redação: Muros em um mundo globalizado (Justin Sullivan/Getty Images)

Com base na proposta de 17 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “O avanço da construção de muros num mundo globalizado”. Os textos ainda podem ser enviados até 30 de julho. Veja abaixo o primeiro texto recebido com a correção e, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma Palavra escrita.

O texto:

Falsa globalização

É inegável que [1] no mundo de hoje, grandes potencias [2] e países em que [3] a política e a religião andam lado a lado, está crescendo o número de pessoas xenofóbicas e nativistas, causando uma maior negação de migrantes e refugiados alegando que estão roubando os empregos de pessoas que nasceram nesses países e que suas culturas não deviam se misturar. [4] Em um mundo globalizado essas alegações não poderiam ter coerência [5] pois, vai contra o significado de globalização, mas é exatamente isso que acontece.[6]

Pode-se mencionar, por exemplo [7] as causas em que o presidente dos E.U.A [8] [9] Donald Trump, se baseou para construir um muro na fronteira dos E.U.A [8] com o México. Ele alegou que os mexicanos estavam “roubando” os empregos de americanos, e que os mexicanos que chegam no [10] E.U.A [8] ilegalmente são narcotraficantes e agressores sexuais. Outro grande exemplo desta negação á [11] migrantes e imigrantes é Marine Le Pen que [12] nas eleições da França em 2017, apresentou propostas como: reduzir a migração em 80% [13] para dez mil pessoas por ano; tornar impossível a regularização ou naturalização de estrangeiros em situação ilegal; e proibir o uso do véu islâmico e o burkini no espaço público.

Em face a essa realidade [12] vê-se que, [14] a globalização passa por várias dificuldades tanto de integração de pessoas, quanto de países em si, pois observa-se que muitos países subdesenvolvidos não conseguem se sobressair pois países desenvolvidos, [14] estão cada vez mais explorando estes e fazendo com que a economia destes mesmo não cresçam e continuem se tornando cada vez mais dependentes. [15]

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Portanto, para impedir essa exploração e negação de migrantes, imigrantes e refugiados, precisará de leis mais fortes feitas pela ONU e pelo Consulado de cada país, e países desenvolvidos intervir em países subdesenvolvidos ajudando sua economia para um maior desenvolvimento assim proporcionando vantagens para ambas as partes. [16]

A correção:

[1] É necessária uma vírgula.

[2] “em grandes potências”.

[3] Sugestão: prefira “nos quais”, para não repetir o uso do “em”, necessário na linha anterior.

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[4] O uso de três gerúndios (verbos “causar”, “alegar” e “roubar”) prejudica o desenvolvimento do raciocínio no trecho. Sugestão: inicie um novo período, usando um conectivo que articule a afirmação anterior à consequência dela que você quer apresentar. Deste modo, seu parágrafo apresentará três períodos, modelo ideal. Além disso, procure verificar se é possível acrescentar outro conectivo ao período seguinte. Assim, você aprimora sua nota na competência 4.

[5] Atenção ao local adequado da vírgula e à concordância verbal: “coerência, pois vão contra o”…

[6] Perceba que, além da oração principal, há uma explicativa. Por isso, será que é necessária, no mesmo período, uma que indique oposição, sendo que ela retoma, por meio do “isso”, o que já foi dito na explicação?

[7] Destaque o “por exemplo”  entre vírgulas, uma antes e uma depois.

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[8] “EUA”, sem os pontos.

[9] Acrescentar vírgula antes de “Donald Trump” (uma vírgula antes e outra depois)

[10] “nos EUA”.

[11] “a migrantes”.

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[12] vírgula necessária.

[13] Ficaria melhor se você acrescentasse um “ou seja” ao trecho, antes do “para”. E lembre-se de que “ou seja” deve ser apresentado entre vírgulas.

[14] vírgula inadequada.

[15] Há muitos problemas coesivos neste parágrafo. Para articular melhor seu raciocínio, procure construir frases mais breves. Sugestão de reformulação (você pode pensar em outra): “Em face desta realidade, vê-se que a globalização passa por várias dificuldades, tanto de integração entre as pessoas quanto entre os países em si. Com relação aos países, observa-se que muitos dos subdesenvolvidos não conseguem se sobressair, pois os desenvolvidos exploram cada vez mais ao fazer com que as economias daqueles não cresçam e continuem se tornando cada vez mais dependentes.”

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[16] Novamente, um parágrafo formulado com apenas um período prejudica o encadeamento do seu raciocínio. Procure reformulá-lo, elaborando frases mais curtas e baseando-se nos dois pontos desenvolvidos no seu texto: integração entre as pessoas de diferentes nacionalidades e culturas num mesmo território e a integração entre os países. Perceba que faltou argumentação para o primeiro ponto (você apresentou exemplos, mas não justificativas teóricas que condenem a xenofobia ou que valorizem positivamente a diversidade e mistura cultural). Realizando essa “divisão”, a elaboração das propostas será aprimorada (o que compete à ONU, às embaixadas, aos consulados, à sociedade civil?). Por fim, apresentar o porquê do seu texto mencionar política e religião na introdução (há argumentos econômicos e você os usou), bem como o que seu texto entende como globalização (você apenas falou de alegações incoerentes) tornará sua argumentação mais consistente.  

Avaliação do texto:

Nota: 640

Seu conhecimento adquirido por meio de periódicos (jornais e revistas) somado à sua experiência de vida são imprescindíveis para a construção da argumentação. No entanto, para aprimorar sua nota, é necessário que isso seja apresentado de forma mais reflexiva e teórica (com as justificativas, os porquês). Talvez essa seja uma dica importante para seu texto se tornar mais argumentativo do que expositivo.

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