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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise: Preconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue

Veja a correção para uma das redações enviadas pelos nossos leitores

Por da Redação
26 jul 2018, 16h55

Com base na proposta do dia 15 de julho, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Preconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Tema: Preconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue

A antropóloga Ruth Benedict, ao afirmar que “a cultura é a lente pela qual a sociedade enxerga” demonstra que os valores adquiridos no convívio social são bases para a discriminação que a parcela homossexual brasileira enfrenta na doação de sangue. Todavia, tal discriminação configura-se como elemento prejudicial ao avanço da saúde no país, porquanto impede que milhares de litros de sangue sejam doados. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática é sustentada, sobretudo pelo preconceito histórico da sociedade e pelas limitações impostas pela legislação federal.

A priori, comumente, a população associa DSTs, como Aids e Hepatite, aos homoafetivos, uma vez que, por não haver o risco de engravidar, julga que a maioria não usa preservativos nas relações sexuais. Tendo em vista esse estereótipo, assumir uma ideologia preconceituosa como essa parcela torna-se [1] enraizado e frequente à medida em que se reproduz, já que –  conforme Francis Bacon – o comportamento humano é contagioso. Por conseguinte, homossexuais, regularmente, são impedidos de doar sangue, sem que haja testes para detecção de DSTs e, com isso, ajudar a salvar vidas.

Outrossim, a legislação brasileira, ao impedir que homens que tiveram relações sexuais com outros homens doem sangue pelo período de um ano, fomenta o preconceito já existente. Entretanto, tal determinação [2] judicial não leva em consideração que muitos heterossexuais não usam preservativos – possibilitando a transmissão de doenças – o que deixa esses dois grupos no mesmo patamar quanto ao risco em relação à doação. Diante disso, de acordo com dados da revista “Superinteressante”, mais de 18 milhões de litros de sangue são desperdiçados com a restrição da parcela homossexual e bissexual, em virtude de serem negadas de fazer testes e, com isso, doar sangue.

Diante dos argumentos supracitados, observa-se a necessidade de criação de uma nova lente para a sociedade brasileira enxergar a doação de sangue pelos homossexuais. Portanto, é fundamental que instituições sociais, como ONGs, por meio de [3] publicidades – a exemplo de propagandas televisivas e “outdoors” – promovam a conscientização sobre a importância de doar sangue para a melhoria da saúde do país, com o intuito de fazer com que essa ação seja sempre valorizada, independente da opção sexual do doador. Somado a isso, é papel do governo – por meio de leis – instituir a obrigatoriedade da realização de testes de detecção de DSTs, a fim de que as oportunidades de doação sejam democratizadas, ao passo que a comunidade deve denunciar em casos de descumprimento. [4][5][6][7][8]

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Avaliação por competência:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[4] Bom uso da linguagem culta.

Competência II – Compreender a Proposta:

[5] O texto atende bem à proposta.

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Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

[6] Os argumentos selecionados são pertinentes e foram apresentados de modo coerente.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[1] Falta algum termo que dê coesão ao trecho.

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[2] Imprecisão de vocabulário. Trata-se de determinação de órgãos submetidos ao Executivo, não de ordem judicial.

[3] Possivelmente o autor quis dizer “anúncios”. Publicidade é uma área de atividade não um gênero textual.

[8] Há um uso excessivo de conectivos entre frases que poderiam ter sua coesão mantida apenas com a retomada de um termo. Não se trata de um erro gramatical, mas de algo que interfere na leitura fluente.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

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[7] A proposta de intervenção é clara e específica.

Nota: 920

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