Vocativo é a palavra, ou conjunto de palavras, que usamos para chamar alguém, convocá-la ao diálogo, à interlocução. Embora o vocativo apareça de inúmeras formas, principalmente em narrativas, nos interessa seu uso nas redações dos vestibulares. Sim, é preciso utilizar vocativos em cartas, discursos e apresentações, gêneros textuais que caem em diferentes provas, como as da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de algumas pontifícias universidades católicas (PUCs), entre outras.
Uma característica interessante do vocativo: ele não tem qualquer ligação sintática com outros elementos do texto – não pertence ao sujeito, nem ao predicado.
Além disso, o vocativo é obrigatoriamente separado por vírgula, na introdução da oração ou em qualquer outra posição na frase.
>> Veja a prova de redação 2017 da Unicamp
Em situações formais, o vocativo é feito com pronomes de tratamento, ou locução de adjetivo + substantivo. Ao saber utilizá-los, o candidato demonstra o conhecimento necessário para as diversas situações de interlocução em sociedade, ou seja, explicita um aspecto importante de sua formação cidadã. Veja exemplos:
Discurso à comunidade do Colégio
Senhor diretor, senhores professores e senhoras professoras, colegas de estudo, boa noite,
É com grande prazer que….
Carta ao prefeito
Local e data.
Ao Excelentíssimo senhor prefeito Fulano de tal
Excelentíssimo senhor,
Escrevo para….
Carta ao reitor da universidade
Local e data.
Ao magnífico reitor
da universidade Tal
Professor Doutor Fulano de tal
Magnífico reitor,
Escrevo para…
Atenção: você não precisa memorizar os pronomes de tratamento e locuções que damos aqui. Basicamente, Prezado Senhor ou Prezados Senhores e outros simples já bastam.
Veja exemplos de outros vocativos, típicos de diálogos, narrativas, crônicas e romances:
- Ei, irmão, porque você ainda não veio? (Ei é interjeição, irmão é vocativo)
- Andreia, querida, não deixe de dar notícias. (Andreia e querida são vocativos).
Veja outros conteúdos do GE Redação e do GE Português no novo GE Play!
Para terminar, vale lembrar que cartas devem ter desfecho, geralmente uma saudação ou agradecimento antes da assinatura final. Exemplos: Atenciosamente, Antecipadamente grato, Saudações. Apresentações e discursos podem ter desfechos variados ou apenas agradecimento final.
E aí, valeu?