Estudante de Educação Física da USP fala sobre primeiros dias na faculdade
Thomaz é muito ligado ao esporte e escolheu o curso porque acredita que a área “possa ter um impacto social muito grande”
O Thomaz Rodrigues Gomes Vilas Boas, de São Paulo (SP), apareceu nas redes sociais do Guia do Estudante este mês como um #AprovadodoDia. Ele passou em cinco universidades públicas (USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e UFABC) e escolheu cursar Educação Física e Esporte na USP. Neste link, contamos como foi o seu processo de preparação para as provas.
Thomaz é muito ligado ao esporte e conta que escolheu o curso porque acredita que a área “possa ter um impacto social muito grande se trabalhada com empenho e dedicação”.
Nós pedimos a ele que contasse como foram as primeiras semanas na faculdade, e ele nos enviou o relato a seguir. Se você também quer contar sobre a sua experiência universitária, é só escrever para o Guia no e-mail aprovadododia@gmail.com.
Quando vi meu nome na lista de aprovados no curso que elegi como primeira opção e na instituição que eu queria, foi uma sensação incrível! A sensação de dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena…
Mesmo depois de saber que fui aprovado, eu ainda não tinha noção de como era o lugar onde iria passar os próximos anos da minha vida acadêmica. O nome “Cidade Universitária” me parecia um exagero. Contudo, desde a matrícula venho me surpreendendo a cada dia com essa instituição.
Aprendi que a USP não é apenas um território do conhecimento, ela é também um lugar de integração que possibilita, além das atividades acadêmicas e esportivas, diversas oportunidades para os alunos, como a criação de empresas juniores e entidades das mais diversas áreas e modalidades. Para pessoas como eu, que gostam e se interessam por outras áreas além das relacionadas à graduação, a universidade é um centro de oportunidades tanto dentro quanto fora do país.
Continua após a publicidadeFalando mais especificamente do meu curso, eu me sinto honrado de ser um estudante da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). A recepção que nós (calouros) tivemos foi muito acolhedora e amigável, e acredito que esse fator foi essencial para o meu processo de adaptação na universidade.
Além disso, as oportunidades de crescimento dentro da EEFE são diversas: grupos de estudo, atlética, empresa junior e laboratórios de pesquisa que possibilitam a entrada no mundo acadêmico-científico. Se você pensa em seguir nessa área, saiba que oportunidades não irão faltar durante a sua graduação.
Por fim, após esse relato das minhas primeiras semanas incríveis nesse novo mundo universitário, gostaria de deixar a seguinte mensagem: independentemente da escolha do curso, procure esforçar-se ao máximo, buscando sempre de forma ética o seu crescimento pessoal e, em parceria com os seus colegas de profissão, o respeito, o desenvolvimento e a valorização da sua área de atuação.
Thomaz Rodrigues Gomes Vilas Boas