Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Biologia animal: Invertebrados

Sem coluna vertebral nem cérebro

Tudo o que os filósofos naturais podiam observar nos animais eram suas semelhanças e diferenças mais óbvias – se tinham ossos ou não, por exemplo. Foi assim que Aristóteles separou os animais entre vertebrados e invertebrados. Mais tarde, Carlos Lineu adotou o termo para se referir a insetos e vermes. E Jean-Baptiste Lamarck voltou a usar o conceito de invertebrado como um termo genérico. No entanto, o conceito de invertebrado não tem validade científica, pois esses animais podem ser muito diferentes entre si. É apenas um termo conveniente para identificar os filos que diferem do filo dos cordados.
Cordado é o filo dos animais que apresentam notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais na faringe, em pelo menos uma fase da vida – seja como embrião, seja como adulto. Notocorda é uma estrutura de sustentação que se desenvolve na região dorsal, entre os tubos nervoso e digestivo. Ocorre em todos os cordados, pelo menos na fase embrionária. Nos vertebrados, a notocorda desaparece e, em seu lugar, surge a coluna vertebral. Cordão neural dorsal, ou tubo nervoso dorsal, é a estrutura que dá origem ao sistema nervoso. Fendas branquiais são orifícios para a respiração, na região da faringe, que ocorrem pelo menos na fase embrionária dos cordados e podem persistir em algumas famílias, como a dos peixes.
Em contraposição, os invertebrados não apresentam essas características em nenhuma fase da vida. Neles, o sistema nervoso é normalmente ganglionar e se localiza principalmente na região ventral. Eles também não têm um órgão neurológico central (um cérebro), muito menos fendas branquiais na região da faringe. Como se vê, a falta de coluna vertebral é apenas um detalhe – dos mais visíveis – nos invertebrados.

Biologia animal: Invertebrados

Biologia animal: Invertebrados

Biologia animal: Invertebrados

SAIBA MAIS

ONDE FICA O CÉREBRO DA MINHOCA Minhoca não tem cérebro. Como a maioria dos invertebrados, os anelídeos não possuem um órgão nervoso central, mas um sistema nervoso ganglionar, ou seja, formado de pequenos gânglios espalhados por diversas partes do corpo, principalmente o ventre. As minhocas também não têm um único coração. O sangue é distribuído por um vaso sanguíneo dorsal e outros vasos menores, que se repetem pelos segmentos. Isso também acontece com os nefrídios, que cumprem a função dos rins.

Biologia animal: Invertebrados
Estudo
Biologia animal: Invertebrados
Sem coluna vertebral nem cérebro Tudo o que os filósofos naturais podiam observar nos animais eram suas semelhanças e diferenças mais óbvias – se tinham ossos ou não, por exemplo. Foi assim que Aristóteles separou os animais entre vertebrados e invertebrados. Mais tarde, Carlos Lineu adotou o termo para se referir a insetos e vermes. […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.