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Biologia Vegetal: Como cai na prova

1.(cesgranrio 2016) O processo osmótico corresponde à difusão da água através das membranas. Esse processo, completamente passivo, pode proporcionar mudanças na estrutura celular. Qual dos gráficos abaixo representa o fenômeno da plasmólise?

Biologia Vegetal: Como cai na prova

 

 

2.(Unesp 2016) “Fruto ou Fruta? Qual a diferença, se é que existe alguma, entre ‘fruto e fruta’?” A questão tem uma resposta simples: fruta é o fruto comestível. O que equivale a dizer que toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. A mamona, por exemplo, é o fruto da mamoneira. Não é uma fruta, pois não se pode comê-la. Já o mamão, fruto do mamoeiro, é obviamente uma fruta.

Veja, 04.02.2015. Adaptado.

 
O texto faz um contraponto entre o terno popular “fruta” e a definição botânica de fruto. Contudo, comete um equívoco ao afirmar que “toda fruta é um fruto”. Na verdade, frutas como a maçã e o caju não são frutos verdadeiros, mas pseudofrutos. Considerando a definição botânica, explique o que é um fruto e por que nem toda fruta é um fruto. Explique, também, a importância dos frutos no contexto da diversificação das angiospermas.

3. (Fmp 2016) Há mais de 300 anos, o cientista italiano Marcello Malpighi realizou um experimento no qual ele retirou um anel de casca do tronco de uma árvore. Com o passar do tempo, a casca intumesceu na região acima do corte.

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O intumescimento observado foi causado pelo acúmulo de
a) solutos orgânicos que não puderam ser transportados pelo floema rompido.
b) solutos inorgânicos nos vasos lenhosos acima do anel removido.
c) seiva bruta nos vasos condutores removidos junto com o anel de casca.
d) produtos da fotossíntese no xilema que foi partido com o corte na casca.
e) substâncias que não puderam ser usadas no processo fotossintético.

 

4. (Unicamp 2016) De acordo com o cladograma a seguir, é correto
afirmar que:

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a) A é Briófita, B é Pteridófita e C é espermatófita.
b) C é espermatófita, D é traqueófita e E é Angiosperma.
c) C possui sementes, D é espermatófita e E é Angiosperma.
d) B é Briófita, D é traqueófita e E possui sementes.

 

RESOLUÇÃO

1. Os gráficos representam a variação na concentração de solutos na solução aquosa dentro da célula vegetal. Esse tipo de célula sofre plasmólise (ou fica plasmolizada) quando essa concentração de solutos em seu interior é menor do que a concentração de solutos na solução do meio externo – ou seja, quando a solução externa é hipertônica. Nesse caso, a célula perde água pelo processo físico da osmose. Quanto maior for essa diferença de concentração entre o meio externo e o interior da célula, mais rapidamente a célula perderá água. À medida que a célula perde água, a concentração na solução interna cresce. E, em determinado momento, a passagem de água se interrompe, e o equilíbrio é retomado. O único gráfico que condiz com essa situação é este

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Resposta: B

 

 

2. Respondendo a primeira parte da questão: o que é um fruto e por que nem toda fruta é um fruto. Fruto, para a botânica, é uma estrutura originada pelo ovário, parte do aparelho reprodutor feminino das angiospermas. Após a fecundação, o ovário se desenvolve e pode se tornar carnoso e comestível. Isso é o que chamamos de fruta. Contudo, em algumas angiospermas, a parte da flor que se desenvolve e se torna comestível não é o ovário, mas alguma outra parte. Apesar de serem comestíveis (e popularmente poderem ser chamadas de frutas), essas partes não são frutos. É o caso do caju, da maçã e da pera.
  A segunda parte da questão: a importância dos frutos no contexto da diversificação das angiospermas. Os frutos se desenvolvem em torno das sementes com a finalidade de protegê-las e, também, dispersá-las. Frutos carnosos atraem animais que se alimentam deles, levando as sementes para germinar longe da planta mãe. Muitos frutos apresentam estruturas que facilitam seu transporte pelo vento, como o dente-deleão. Outras, como o carrapicho, têm estruturas que permitem a fixação no pelame dos animais, que, mais uma vez, carregam involuntariamente as sementes para longe. Dessa forma, as espécies vegetais se espalham, com suas sementes, germinando em diferentes ambientes. Ambientes diferentes impõem pressões diferentes e, pela lei da seleção natural, a disseminação de sementes favorece a diversificação genética.

 

 

3. O anel de casca retirou do tronco da árvore os tecidos que circundam o lenho (xilema). Entre o que foi retirado está o floema, responsável por distribuir a seiva elaborada do alto para baixo, das folhas (onde o açúcar é produzido na fotossíntese) até a raiz, passando pelo caule. A interrupção dessa passagem pelo anel cortado na casca provocou um acúmulo de seiva elaborada na parte superior ao anel.

Resposta: A

 

4. O cladograma representa a evolução dos vegetais terrestres, a partir de seu ancestral que são as algas verdes (A) que carregam as clorofilas A e B. O aparecimento do embrião caracteriza o grupo das briófitas (B). Plantas traqueófitas são as que apresentam vasos condutores de seiva (xilema e floema). Os vasos surgiram nas pteridófitas, representadas por C, e ocorrem em todas as demais, subindo pela linha evolutiva. Plantas espermatófitas são aquelas que têm sementes. As primeiras espermatróticas foram as gimnospermas. E a característica foi passada às angiospermas (que, portanto, também são espermatófitas). Mas as angiospermas são as únicas que apresentam flor e fruto. Resumindo: A: algas verdes; B: briófitas; C: pteridófitas; D: gimnospermas; E: angiospermas. Traqueófitas (com vasos condutores de seiva): C, D e E. Espermatófitas (com semente): D e E.

Resposta: D

 

RESUMO

 

Biologia vegetal

FOTOSSÍNTESE Processo pelo qual os vegetais transformam gás carbônico e água em açúcar e oxigênio (6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O). A energia necessária para que a fotossíntese ocorra é captada pela clorofila no cloroplasto. A fase luminosa é de reações fotoquímicas, que utilizam energia da luz solar absorvida pela clorofila. A fase escura envolve reações que dependem dos produtos da fase luminosa para a formação da glicose.
 
RESPIRAÇÃO É o processo de quebra das moléculas dos açúcares produzidos na fotossíntese para a liberação de energia. Assim como os animais, os vegetais fazem respiração aeróbica. Normalmente, a taxa de fotossíntese (volume de O2 liberado) é bem maior que a taxa de respiração (absorção de O2). A intensidade de luz na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se igualam se chama ponto de compensação luminoso. A respiração anaeróbica, ou fermentação, aquela em que não entra o oxigênio, é feita por bactérias e fungos. A fermentação alcoólica libera CO2. Na fermentação lática (feita por bactérias do leite) não ocorre essa liberação.
 
ABSORÇÃO E TRANSPIRAÇÃO A água é absorvida pelas raízes, por osmose, e a pressão empurra a coluna de líquido até as folhas, para a fotossíntese. O excesso é liberado pela evaporação (transpiração), feita pelos estômatos, que também absorvem CO2 durante o dia. Se uma planta estiver em déficit hídrico, os estômatos se fecham para reduzir a perda de água. Aí, caem também a absorção de CO2 e, por consequência, a taxa de fotossíntese.
 
 OSMOSE E DIFUSÃO A parede de celulose que envolve a membrana plasmática das células vegetais é permeável. Se a solução absorvida do solo for hipotônica (com menor concentração de soluto que a solução no interior da célula), a água entra por osmose. O excesso de água é armazenado no vacúolo. Já se a solução externa for hipertônica (com concentração de solutos maior do que a da solução no interior da célula), a célula libera água. Se a perda de água pela célula for muito grande, ela sofre a plasmólise. A absorção de sais minerais e íons do solo ocorre por simples difusão (transporte passivo), ou por transporte ativo, que exige gasto de energia. Alguns dos principais nutrientes absorvidos do solo, que constituem as moléculas orgânicas das plantas, são nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
 
EVOLUÇÃO Dos Vegetais Todas as plantas descendem de uma alga verde, do reino dos protistas. Briófitas (musgos): primeiras plantas terrestres, avasculares, células haploides. Pteridófitas (samambaias): têm dutos para condução de seiva, caule e folhas maiores. Gimnospermas (araucárias): sem flor, mas com pólen e semente. Angiospermas: plantas com sementes, flores e frutos. Os vasos condutores de seiva surgiram nas pteridófitas. As sementes se originaram nas gimnospermas.

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Estudo
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1.(cesgranrio 2016) O processo osmótico corresponde à difusão da água através das membranas. Esse processo, completamente passivo, pode proporcionar mudanças na estrutura celular. Qual dos gráficos abaixo representa o fenômeno da plasmólise?     2.(Unesp 2016) “Fruto ou Fruta? Qual a diferença, se é que existe alguma, entre ‘fruto e fruta’?” A questão tem uma […]

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