Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Evolução: Como cai na prova

1. (UFRGS 2016) O gráfico abaixo apresenta a variação do nível de oxigênio na atmosfera em função do tempo.

Evolução: Como cai na prova

Sobre o gráfico e os eventos nele assinalados, é correto afirmar que
a) três bilhões de anos antes do presente não havia vida devido à escassez de oxigênio.
b) o evento 1 corresponde aos primórdios do surgimento da fotossíntese.
c) a respiração celular tornou-se possível quando os níveis de O2 na atmosfera atingiram uma concentração próxima à atual.
d) o evento 2 refere-se à formação da camada de ozônio

e) o evento 3 dá início à utilização da água como matéria-prima para a produção de oxigênio.

 

2. (ENEM 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação). Essa especiação não ocorre devido ao(a)

a) oscilação genética das raças.
b) convergência adaptativa entre raças.
c) isolamento geográfico entre as raças.
d) seleção natural que ocorre entre as raças.
e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

 

 

3. (UEG 2016) A figura a seguir apresenta a árvore filogenética indicando que o hipopótamo é o parente evolutivo mais próximo da baleia. Entretanto, outros animais como crocodilos e rãs, que possuem ancestrais diferentes dos hipopótamos e demais apresentados na árvore, possuem a característica comum de que, quando estão com seus corpos submersos na água, mantêm os olhos e as narinas alinhados, rentes à superfície da água.

Evolução: Como cai na prova

A semelhança indicada no texto resulta de
a) convergência adaptativa
b) irradiação adaptativa
c) deriva genética adaptativa
d) mimetismo adaptativo

 

4.(Unifesp 2016) No fim de abril, ao anunciar onde a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, daria à luz sua filha, herdeira do príncipe William, a imprensa mundial noticiou que uma ala do Hospital de St. Mary, em Londres, havia sido fechada em decorrência de um pequeno surto de superbactéria. Se uma instituição frequentada por um casal real pode passar por uma situação como essa, dá para ter noção do desafio enfrentado diariamente por profissionais do mundo inteiro para lidar com microrganismos multirresistentes. https://noticias.uol.com.br. Adaptado.

a) Tendo por base a biologia evolutiva, explique como uma colônia de bactérias pode dar origem a uma nova linhagem resistente ao antibiótico que até então era eficiente em combatê-la.
b) Na reprodução das bactérias, o processo que leva à formação de novas células assemelha-se mais à meiose ou à mitose? Justifique sua resposta.

 

5. (PUC – PR 2016, adaptada) Em outubro de 2010, a Anvisa, após alguns hospitais brasileiros sofrerem com um surto da bactéria “KPC”, resolveu proibir a venda de antibióticos sem receita médica pelas farmácias. Com a nova regra, a receita médica para antibióticos ficará retida na farmácia junto com os dados do comprador. A validade da receita é de 10 dias, o que obriga o paciente a procurar novamente o médico em casos de persistência da doença. Um dos objetivos da regra é mudar o hábito do brasileiro de se automedicar, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode provocar

a) a resistência microbiana, a qual pode tornar a bactéria resistente ao medicamento, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode induzir novas formas de bactérias.
b) a aquisição de resistência por indução de componentes antimicrobianos; com isso, as bactérias geram cepas capazes de suportar os antibióticos.
c) a necessidade de mudança por parte da população bacteriana, que se torna resistente por alterações genéticas impostas pelo uso dos antibióticos.
d) a redução da eficácia dos antibióticos devido à seleção de organismos resistentes.

 

 

 

RESOLUÇÃO

1. Analisando as alternativas:

a) Incorreta. À época em que a vida surgiu na Terra, há 3,7 bilhões de anos não havia oxigênio livre (O2) na atmosfera. Mas existem seres que obtêm energia por respiração anaeróbica (fermentação). É o caso dos seres primordiais, organismos unicelulares procariontes.
b) Correta. O processo de fotossíntese surgiu com as cianobactérias, que passaram a metabolizar o dióxido de carbono das bactérias fermentadoras e a liberar O2 na atmofera. Isso favoreceu a evolução de organismos que fazem respiração aeróbica, muito mais eficiente na obtenção de energia do que a fermentação.
c) Incorreta. A respiração celular (aeróbica) começou a existir no início da liberação de oxigênio na atmosfera, há cerca de 3 bilhões de anos. d) Incorreta. A camada de ozônio se formou cerca de 400 milhões de anos atrás. O surgimento desse escudo contra a radiação ultravioleta permitiu que algumas formas de vida saíssem da água para a terra.
e) Incorreta. A produção de oxigênio a partir da água ocorre no processo de fotossíntese, evento 1 no gráfico. (Veja fotossíntese no cap. 5.)

  Resposta: B

 

 

2. Cães domésticos constituem uma espécie, dividida em diversas subespécies (raças). Segundo o texto, mesmo que cães de diferentes subespécies não consigam copular por diferença de tamanho, todos pertencem à mesma espécie – ou seja, nenhuma raça se transforma numa nova espécie. É claro que, mesmo com as diferenças de tamanho, nenhuma das raças é totalmente impedida de copular com outra raça. Assim, seja de que raça for, os cães continuam trocando genes de sua espécie. Essa troca de genes é o que se chama fluxo gênico.

Resposta: E

 

3. Analisando as alternativas:

a) Correta. A convergência adaptativa ocorre quando organismos de parentesco distante desenvolvem características comuns, não por terem um ancestral em comum, mas por adaptação a seu ambiente.
b) Incorreta. Irradiação adaptativa acontece quando organismos com ancestral em comum se espalham em grupos que, ao avançar sobre novos meios, sofrem adaptações que lhes conferem vantagem adaptativa. Mas o enunciado informa que rãs, crocodilos e hipopótamos não descendem de um mesmo ancestral.
c) Incorreta. Deriva genética ocorre em seres de uma população, ou seja, seres da mesma espécie. Não é o caso apresentado na questão.
d) Incorreta. O mimetismo é o fenômeno pelo qual um ser vivo tem a aparência de outro. Com isso um animal pode, por exemplo, camuflar-se no meio ambiente e, assim, escapar de predadores. Este não é o caso entre rãs, crocodilos e hipopótamos, pois, apesar da característica em comum, esses animais não se parecem.
 
  Resposta: A

 

 

4.

a) A vulnerabilidade de uma bactéria a um antibiótico é definida por genes. Se ocorre uma mutação nos genes, essa vulnerabilidade pode ser alterada. No caso da resistência a antibióticos, ao se reproduzir, a bactéria mutante transmite o novo gene a suas filhas, que, por sua vez, a transmitirão a suas filhas, e assim por diante. Aos poucos, a colônia terá grande número de bactérias de uma linhagem resistente.
b) Bactérias se reproduzem por reprodução assexuada (cissiparidade ou bipartição). Duplicam o cromossomo e dividem o citoplasma, formando duas células filhas, cada uma delas com os mesmos genes da mãe.

 

 

 

5. 

Antibióticos não provocam nem induzem nenhum tipo de alteração gênica. O que faz uma colônica se tornar resistente é a seleção natural: bactérias que têm um gene mutante se replicam e transmitem suas características a suas filhas. Por resistirem ao agente agressor (antibiótico), essas novas bactérias são as que mais sobrevivem e mais rapidamente se reproduzem. Daí o antibiótico deixa de surtir efeito.

Resposta: E

 

RESUMO

Evolução

ORIGEM DA VIDA Segundo a teoria heterotrófica, os primeiros seres viviam em mares ricos em nutrientes e numa atmosfera sem oxigênio nem gás carbônico. A energia para o metabolismo era obtida por fermentação. Os primeiros seres fotossintetizantes introduziram o oxigênio na atmosfera. Surgiram, então, os primeiros seres aeróbios, que obtêm energia pela respiração.

LAMARCK O naturalista francês acreditava que o ambiente induzia o organismo a se modificar e, assim, se adaptar melhor ao meio. Segundo a lei do uso e desuso, um órgão se desenvolveria se fosse muito usado, e se atrofiaria e desapareceria se pouco usado. O pescoço das girafas seria longo de tanto os animais esticarem a cabeça para alcançar as folhas mais altas das árvores. As características desenvolvidas por hábitos de vida seriam transmitidas aos descendentes (herança dos caracteres adquiridos).

DARWIN Numa viagem de cinco anos pela América do Sul, África e Austrália, Charles Darwin fez observações que o levaram à ideia da evolução por seleção natural. Segundo o darwinismo, a seleção natural é um processo de longo prazo. Os indivíduos nascem com pequenas diferenças. Algumas dessas diferenças facilitam sua sobrevivência. Ao se reproduzirem, esses indivíduos transmitem a característica favorável a seus descendentes. O meio ambiente não induz a nenhuma variação, apenas funciona como “filtro”, que seleciona os organismos mais adaptados (mais aptos a sobreviver). Mas Darwin não tinha ideia de como surgiam as características a ser filtradas em cada organismo.
O NEODARWINISMO, ou teoria sintética da evolução, afirma que a evolução se dá sobre dois pilares: o rearranjo dos genes e as alterações bioquímicas que ocorrem aleatoriamente nos genes. Tais alterações podem acontecer por acidentes no processo de duplicação do DNA, ou ser induzidas por forças ambientais (como radiação), mas jamais são orientadas para esta ou aquela finalidade. A seleção natural trata de selecionar a mutação que torna o indivíduo mais adaptado.

 IRRADIAÇÃO E CONVERGÊNCIA ADAPTATIVA, Irradiação adaptativa é o desenvolvimento de variações em espécies aparentadas que habitam ambientes diversos (o bico dos tentilhões de Darwin). Convergência adaptativa é o desenvolvimento de estruturas análogas em espécies não aparentadas, por força da adaptação a um mesmo meio (nadadeiras no tubarão e na baleia). Mimetismo é um tipo de convergência adaptativa, pelo qual um ser vivo assume a aparência de outro, ganhando com isso uma vantagem para sobrevivência.

  DERIVA GENÉTICA É o mecanismo pelo qual um acontecimento aleatório altera a frequência de determinado alelo numa população. Essa alteração ocorre ao acaso – ou seja, não é provocada por seleção natural. A deriva pode afetar alelos neutros, benéficos ou deletérios.

 

Evolução: Como cai na prova
Estudo
Evolução: Como cai na prova
1. (UFRGS 2016) O gráfico abaixo apresenta a variação do nível de oxigênio na atmosfera em função do tempo. Sobre o gráfico e os eventos nele assinalados, é correto afirmar que a) três bilhões de anos antes do presente não havia vida devido à escassez de oxigênio. b) o evento 1 corresponde aos primórdios do surgimento da fotossíntese. c) […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.