Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Progressões: O planeta em seu limite

O crescimento populacional e a alta taxa de urbanização desafiam a capacidade da Terra de repor os recursos naturais

O mundo abriga 7,2 bilhões de pessoas. Até 2030, serão 8,4 bilhões. Mais de 50% já vivem em cidades e, em 2050, essa proporção deve chegar a 66%. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), associados, os dois fenômenos demográficos – crescimento populacional e urbanização – representam séria ameaça à sobrevivência da própria humanidade. A exploração cada vez maior do meio ambiente coloca em risco a capacidade do planeta de repor recursos naturais, como água e solos férteis.

Segundo o Boletim sobre a Urbanização Mundial, a área ocupada pelas cidades cresce em ritmo duas vezes mais rápido que sua população. Em 2030 as cidades deverão cobrir uma área três vezes maior que a ocupada em 2000. O avanço se dá sobre terras férteis, importantes para a agricultura, e promove o desmatamento. Moradias construídas em áreas de manancial comprometem a qualidade da água e destroem hábitats fundamentais para o equilíbrio ecológico.

A falta de planejamento e a má gestão da expansão urbana aumentam a taxa de emissão de carbono, responsável pelo aquecimento global. As cidades atuais consomem dois terços da energia gerada no mundo e liberam mais de 70% das emissões de gases do efeito estufa. A população urbana também consome mais, e para satisfazer
O esse ávido mercado consumidor, adotam-se sistemas de produção insustentáveis. Atividade sustentável é aquela que explora recursos naturais com economia, minimizando a poluição e preservando ecossistemas. A sustentabilidade é importante não apenas para a população atual, mas também para as gerações futuras.

A análise da ONU lembra o raciocínio do demógrafo e economista inglês Thomas Malthus, que, no século XIX, previu que os recursos do planeta não seriam suficientes para acompanhar o crescimento populacional. Para Malthus, em apenas 100 anos, os ingleses ficariam sem alimentos.  O demógrafo errou porque não previu os avanços tecnológicos que aumentaram a produtividade do campo. Mas tudo indica que sua ideia é válida no que se refere aos recursos naturais.

Na base do pensamento de Malthus estão os conceitos de progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG) – temas deste capítulo. Nas próximas páginas você vê como uma sequência de valores pode crescer em escala linear ou exponencial.

Progressões: O planeta em seu limite

ALTA DENSIDADE A grande concentração populacional em cidades como Xangai, na China, provoca a exploração exagerada de recursos naturais

 

Progressões: O planeta em seu limite
Estudo
Progressões: O planeta em seu limite
O crescimento populacional e a alta taxa de urbanização desafiam a capacidade da Terra de repor os recursos naturais O mundo abriga 7,2 bilhões de pessoas. Até 2030, serão 8,4 bilhões. Mais de 50% já vivem em cidades e, em 2050, essa proporção deve chegar a 66%. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), associados, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

10 pilas

Melhor oferta

Plano Mensal
Plano Mensal

11 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup