5 ideias para quem quer fazer trabalho voluntário nas férias
Além de ajudar a comunidade, você ainda pode desenvolver algumas habilidades pessoais com o voluntariado

Já pensou em tirar alguns dia das suas férias para se dedicar a um trabalho voluntário? Existem diferentes modalidades e Organizações Sem Fins Lucrativos (ONGs) que podem se beneficiar da boa vontade de estudantes com muito tempo livre, seja para cuidar de animais ou pessoas. E para fazer um trabalho voluntário não tem idade: basta estar ciente das suas responsabilidades e das possíveis realidades com as quais cruzará o caminho.
Você pode, por exemplo, visitar hospitais ou auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas há quem prefira se voluntariar em abrigos de animais para ajudar a alimentar gatos no parque ou lavar canis no final de semana. O importante é estar aberto às novas experiências!
Abaixo, confira 5 ideias para quem quer fazer trabalho voluntário nas férias.
+ Trabalho voluntário: veja como começar
1. Auxílio de pessoas em situação de rua
Por vezes realizado em parceria com a prefeitura da cidade, as ações são diversas e organizadas por ONGs com diferentes objetivos. Pode incluir distribuir alimentos, roupas, itens de higiene pessoal, oferecer suporte emocional e até mesmo orientação para acessar serviços sociais. Como o voluntário lidará com pessoas em situação de vulnerabilidade, ele precisa ter responsabilidade e clareza sobre o serviço.
+ “Mendigo” ou “mendingo”: qual é o certo?
2. Apoio em abrigos de animais
Muitas ONGs precisam de voluntários para ajudar com limpeza, alimentação, socialização dos animais ou participar de campanhas de adoção. Além disso, para os formados na área, também é possível ajudar com castração e exames de rotina. O trabalho não apenas melhora as condições de vida dos animais, mas também contribui para o aumento de adoções responsáveis.
+ 10 animais brasileiros que estão à beira da extinção
3. Palhaçaria
Seja ao visitar idosos para conversar em casas de repouso ou realizar atividades recreativas em hospitais, a palhaçaria leva alegria e conforto para pessoas que enfrentam situações difíceis, combatendo a solidão com entretenimento. Os voluntários normalmente usam fantasias, cantam músicas e fazem brincadeiras simples para criar conexões humanas, promovendo o bem-estar emocional.
+ “Quero ser artista, mas minha família não apoia. Devo mudar?”
4. Campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos
O trabalho pode incluir recolher doações em supermercados, separar os itens arrecadados, montar cestas básicas ou distribuir os alimentos diretamente a quem precisa. A atividade é muito comum quando mediada por instituições religiosas, mas também pode ter o apoio da prefeitura da cidade na organização.
+ Políticas Públicas: o que são e para que servem
5. Horta comunitária
Áreas urbanas normalmente têm pouco espaço para agricultura familiar, levando algumas pessoas a criarem hortas comunitárias nas quais todos da comunidade são responsáveis por ajudar na plantação e cultivo dos alimentos que serão usadas pelos próprios moradores posteriormente. Que tal ajudar em uma?
+ Entenda o que são os agrotóxicos e quais riscos representam
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.