7 filmes brasileiros baseados em livros
Obras cinematográficas originadas de livros e peças de teatro ajudam a contar um pouco a história do Brasil – e da nossa literatura
A literatura – da mais clássica à mais popular – sempre foi uma grande fonte de inspiração para o cinema em todo o mundo – e até uma forma de popularizá-lo em seus primórdios. Um clássico hollywoodiano, “…E o vento levou” (1939), é inspirado num best-seller homônimo. Aqui no Brasil também há uma série de filmes disponíveis na internet que nasceram da nossa literatura em prosa e do nosso teatro. GUIA separou alguns deles para vocês =)
1 – O auto da compadecida (2000), de Guel Arraes
Baseado na peça de Ariano Suassuna, o clássico da nossa literatura também tornou-se um hit do cinema da retomada, que acontece a partir de meados dos anos 1990. “O auto da compadecida” conta a história de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens, que enganam a todos no pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A obra é uma aula sobre a cultura popular de raiz do Brasil – uma aula, diga-se, bastante divertida.
Disponível no Globoplay. Compre o livro aqui
2 – Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles
Um dos filmes mais importantes do nosso cinema é baseado no livro do escritor carioca Paulo Lins. O longa narra a história da comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro em sua cultura e sofrimentos ao longo de várias décadas.
Disponível na Netflix. Compre o livro aqui
3 – Eles não usam black tie (1981), de Leon Hirszman
O filme é baseado na peça homônima do ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri. O texto é um clássico do nosso teatro e foi encenado pela primeira vez na década de 1960. À época buscava-se um jeito brasileiro de fazer teatro. A obra conta o conflito entre um pai e um filho que decide furar a greve por temer perder o emprego, misturando, assim, questões familiares e sociais da classe trabalhadora. A atriz Fernanda Montenegro é uma das estrelas do elenco.
Disponível na Globoplay. Compre o livro aqui
4 – A hora da estrela (1985), de Suzana Amaral
O filme é uma adaptação do último livro da escritora Clarice Lispector, que conta a história de Macabéa, uma menina muito pobre e pura vivendo em um ambiente hostil de desigualdade, brutalidade e sonhos que nunca se tornam realidade.
Disponível em Spcine Play e Looke. Compre o livro aqui
5 – Memórias póstumas de Brás Cubas (2001), de André Klotzel
Baseado na obra-prima de Machado de Assis, o filme homônimo conta a história de Brás Cubas, um aristocrata brasileiro que revê sua trajetória – não lá feita de grandes realizações na vida – após a morte.
Disponível na Amazon Prime. Compre o livro aqui
6 – A vida invisível (2019), de Karim Aïnouz
Uma adaptação de “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha, um dos maiores fenômenos editoriais recentes do Brasil. A versão cinematográfica – é bom adiantar para quem já leu o livro – é bastante diferente da obra original. E não, isto não é um problema. Na história adaptada, acompanhamos duas irmãs que se afastam uma da outra em determinado momento da vida, vivendo trajetórias díspares, mas cheias de pontos de contato. Ambientado no Rio de Janeiro, a história é um retrato da problemática feminina na segunda metade do século 20.
Disponível na Globoplay. Compre o livro aqui
7 – Vidas secas (1964), de Nelson Pereira dos Santos
O filme é uma adaptação do clássico do escritor Graciliano Ramos, que teve várias de suas obras convertidas para o cinema. Na história, Fabiano viaja com a família – e a cachorra Baleia – em busca de uma vida melhor pelo sertão, num período de profunda seca e miséria.
Disponível no Globoplay. Compre o livro aqui