AnimaFísica transforma temas da física em curtas
Iniciativa é ligada ao Instituto de Física da Unicamp com participação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas; veja vídeos
Ciência, educação e cultura andam juntos no AnimaFísica, projeto de divulgação científica que busca divulgar conceitos da Física de Partículas por meio de curtas-metragens de animação. O objetivo do projeto é estimular estudantes, professores e interessados a realizar novas descobertas no mundo da ciência e aproximar o trabalho de pesquisadores de uma maneira divertida.
“Falar de Física por meio de animações foi o ponto de partida. Além de dois curtas-metragens, obras de Maurício Squarisi, reunimos um grupo de alunos de graduação que preparou uma série de vídeos explicando os conteúdos mais específicos mencionados nos filmes, um podcast e estamos finalizando um e-book”, explica Marcelo Guzzo, idealizador do projeto e professor titular do Instituto de Física da Unicamp.
A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre o Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia da Unicamp (DRCC) e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC).
Todo o material produzido pelo projeto é aberto e disponível para acesso no site. “Está acessível para estudantes e professores que queiram usar os conteúdos em aula, e a qualquer pessoa que goste do tema”, convida Guzzo.
À frente das animações está o cineasta Maurício Squarisi, que trabalha há mais de 40 anos com cinema de animação e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de seu fundador, Wilson Lazaretti. O material ainda conta com a participação dos estudantes de graduação da Unicamp.
Uma das animações do projeto é o curta-metragem ‘Raios Cósmicos’, disponível no site e no canal do YouTube do AnimaFísica. O filme acompanha um diálogo entre a jovem Mari e seu pai, o professor Pedro, que conhecem o novo álbum da banda de rock favorita da garota. Com muita música, ‘Raios Cósmicos’ destaca a importância do trabalho de cientistas, como o do brasileiro Cesar Lattes, e de Gleb Wataghin, físico russo que dá nome ao Instituto de Física da Unicamp.
Não é a primeira vez que os personagens Mari e Pedro aparecem na telinha. Os dois surgiram inicialmente no curta ‘Quarks & Léptons’, lançado em outubro de 2019. Na animação, é abordada a visão atual do modelo atômico, conteúdo que faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A animação também está disponível no YouTube.
As duas animações e todos os outros conteúdos produzidos para o AnimaFísica estão disponíveis no site do projeto e nas redes sociais.