Bill Gates recomenda 5 livros em 2020 – veja a lista
Leitor ávido, o cofundador da Microsoft destaca algumas das suas leituras deste ano difícil
Este texto foi originalmente publicado no portal Na Prática, parceiro do Guia do Estudante.
Bill Gates, cofundador da Microsoft, é um leitor ávido. Por isso, com frequência pelo menos anual, publica listas de livros que recomenda em seu blog, GatesNotes.com. Se você se interessa pelo histórico de sugestões de leitura do bilionário, o Na Prática já trouxe:
- 5 livros que Bill Gates recomenda em 2019
- Como Bill Gates lê livros – e 5 obras que ele indica!
- 50 livros recomendados por Bill Gates
- O novo livro preferido de Bill Gates
- + 5 livros que Bill Gates recomenda em 2019
Desta vez, em seu artigo, ele destaca o papel que os livros tiveram em 2020 (“não há dúvida de que 2020 se qualifica como tempos difíceis”).
“Este ano, às vezes eu escolhi ir mais fundo em um assunto difícil, como as injustiças que estão por trás dos protestos Black Lives Matter deste ano. Outras vezes, precisava de uma mudança de ritmo, algo mais leve no final do dia. Como resultado, li uma grande variedade de livros e muitos livros excelentes.”
Conheça os 5 livros que Bill Gates recomenda em 2020 (e por quê)
#1 – A nova segregação: racismo e encarceramento em massa, de Michelle Alexander
“Como muitas pessoas brancas, tentei aprofundar minha compreensão sobre o racismo sistêmico nos últimos meses. O livro de Alexander oferece um olhar revelador sobre como o sistema de justiça criminal visa injustamente as comunidades de cor, especialmente as comunidades negras. É especialmente bom em explicar a história e os números por trás do encarceramento em massa. Eu estava familiarizado com alguns dos dados, mas Alexander realmente ajuda a colocá-los em contexto. Terminei o livro mais convencido do que nunca de que precisamos de uma abordagem mais justa para a condenação e mais investimento nas comunidades negras.”
#2 Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas, de David Epstein
“Comecei a acompanhar o trabalho de Epstein depois de assistir sua fantástica TED Talk de 2014 sobre desempenho esportivo. Neste livro fascinante, ele argumenta que, embora o mundo pareça exigir cada vez mais especialização – em sua carreira, por exemplo – o que realmente precisamos é de mais pessoas ‘que começam de maneira ampla e abraçam diversas experiências e perspectivas enquanto progridem’. Seus exemplos vão de Roger Federer a Charles Darwin e especialistas da era da Guerra Fria em questões soviéticas. Acho que suas ideias até ajudam a explicar parte do sucesso da Microsoft, porque contratamos pessoas que tinham grande amplitude em seu campo e em outros domínios. Se você é um generalista que já se sentiu ofuscado por seus colegas especialistas, este livro é para você.”
#3 O Esplêndido e o Vil: uma saga sobre Churchill, família e resistência, de Erik Larson
“Às vezes, os livros de história acabam parecendo mais relevantes do que seus autores poderiam imaginar. Esse é o caso com este relato brilhante dos anos 1940 e 1941, quando os cidadãos ingleses passavam quase todas as noites amontoados em porões e estações de metrô enquanto a Alemanha tentava bombardeá-los até a submissão. O medo e a ansiedade que sentiram – embora muito mais graves do que o que estamos experimentando com o Covid-19 – soavam familiares. Larson dá a você uma noção vívida de como era a vida para os cidadãos comuns durante este período terrível, e ele faz um ótimo trabalho traçando o perfil de alguns dos líderes britânicos que os acompanharam durante a crise, incluindo Winston Churchill e seus conselheiros próximos. Seu escopo é muito estreito para ser o único livro que você lê sobre a Segunda Guerra Mundial, mas é uma grande adição à literatura focada nesse período trágico.”
#4 O Espião e o Traidor: a maior história de espionagem da guerra fria, de Bill Macintyre
“Este relato de não ficção concentra-se em Oleg Gordievsky, um oficial da KGB que se tornou um agente duplo dos britânicos, e Aldrich Ames, o vira-casaca americano que provavelmente o traiu. A recontagem de suas histórias por Macintyre não vem apenas de fontes ocidentais (incluindo o próprio Gordievsky), mas também da perspectiva russa. É tão emocionante quanto meus romances de espionagem favoritos.”
#5 Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine Forever, de Bijal P. Trivedi
“Este livro é verdadeiramente inspirador. Ele documenta uma história de notável inovação científica e como ela melhorou a vida de quase todos os pacientes com fibrose cística e suas famílias. Esta história é especialmente significativa para mim porque conheço famílias que se beneficiaram com os novos medicamentos descritos neste livro. Suspeito que veremos muito mais livros como este nos próximos anos, à medida que milagres biomédicos emergem dos laboratórios em um ritmo cada vez maior.”
Veja o vídeo produzido pelo Na Prática
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.