3 escritores brasileiros que também eram educadores
Saiba mais sobre esses autores brasileiros que deixaram sua marca na educação
A celebração do Dia dos Professores foi estabelecida durante o governo de João Goulart (1961-1964) em referência a um decreto criado por Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827, que organizava o Ensino Elementar. A lei foi fundamental na época para o início do desenvolvimento da educação no país.
Além de definir o que seria ensinado aos estudantes, ela estabeleceu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras, o que chamamos hoje em dia de Ensino Fundamental, e chegou a estipular o salário dos professores.
Assim, 15 de outubro tornou-se um dia para homenagear os profissionais da área da educação e reforçar a importância deles para a sociedade.
E em comemoração à data, fizemos uma lista especial com grandes escritores brasileiros que também eram professores. Confira:
Maria Firmina dos Reis
Considerada a primeira mulher romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis escreveu também o primeiro livro do Brasil que abordava a questão abolicionista – Úrsula, de 1860. Essa temática estava presente em boa parte de suas obras, que incluem poesias, ensaios e romances.
+ Quem é Maria Firmina dos Reis
Nascida em São Luís (MA), a autora também foi pioneira em outras áreas. Foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão, para o cargo de professora primária. Além disso, defendia práticas educacionais à frente de seu tempo e fundou a primeira escola mista, para meninos e meninas, gratuita da região. Anos depois, a instituição foi fechada por conta de protestos da população.
Principais obras para conhecer Maria Firmina dos Reis:
Cecília Meireles
Autora de Romanceiro da Inconfidência, obra presente na lista da Fuvest 2023, Cecília Meireles é considerada uma das maiores poetisas do Brasil. Reconhecida também internacionalmente, destacou-se na segunda fase do modernismo com obras que focavam na temática social.
Na área da educação, realizava palestras sobre o tema e atuou como professora por anos, após formar-se no Curso Normal do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Em 1930 e 1931, trabalhou como jornalista e se dedicava a matérias que apontavam problemas na educação nacional. Fundou, em 1934, a primeira Biblioteca Infantil do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1953, recebeu o título de Doutora Honoris Causa (entregue a personalidades que se destacaram por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade) pela Universidade de Déli, na Índia.
Principais obras:
Ariano Suassuna
Romancista, dramaturgo e poeta, Ariano Suassuna escreveu mais de 30 romances, coletâneas de poesias e peças. Imortal da Academia Brasileira de Letras, também deixou sua marca na educação.
+ O Auto da Compadecida: análise da obra de Ariano Suassuna
Lecionou “Estética” na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atuou como professor por mais de três décadas. Suas aulas estimulavam os estudantes a debaterem e se envolverem com os temas, e eram consideradas uma espécie de espetáculo, como peças de teatro.
Principais obras:
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.