Na manhã de 24 de agosto de 79 d.C., no sul da Itália, acontecia o que é considerado até hoje a maior erupção do lendário vulcão Vesúvio. A cidade de Pompeia – e os seus respectivos moradores – era sepultada em uma onda de destruição causada pela lava e cinzas expelidas pelo vulcão. A tragédia marcou não somente a história do Império Romano, mas a do próprio Ocidente, e criou os famosos corpos petrificados, eternizados em posições cotidianas.
Agora, de volta ao presente, os habitantes de São Paulo terão uma chance de mergulhar nessa história.
+ Antiguidade: Civilização romana
Na exposição “Império Romano e os corpos de Pompeia”, no Shopping Pátio Paulista, zona central da capital, os visitantes poderão conferir mais de 200 peças arqueológicas relacionadas ao antigo mundo romano – entre 132 originais e 87 réplicas –, além da reconstrução cenográfica de cenas que mostram a vida e o cotidiano do povo romano.
A entrada é gratuita e as peças ficam expostas até o dia 30 de maio.
O acervo tem destaques de réplicas de corpos petrificados de Pompeia, incluindo o famoso cão (um dos primeiros corpos encontrados), um sarcófago, um busto de Júlio Cesar, instrumentos de batalhas e diversas peças históricas. A curadoria cultural da exposição é assinada pelo brasileiro Maisur Musa, colecionador de antiguidades que, desde 1995, organiza a exposição itinerante “Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa”.
+ Quais os assuntos mais cobrados de História no Enem
Para visitar a mostra gratuita, os interessados devem reservar o ingresso pelo aplicativo do Shopping Pátio Paulista. Após fazer o cadastro, basta acessar a ala de eventos e clicar em “Exposição – Império Romano”.
Pertinho da Japan House, do Itaú Cultural, do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e do Instituto Moreira Salles, a visita é uma dica para o estudante que queira fazer um passeio cultural pela Avenida Paulista.
+ Conheça 8 casas-museus de grandes personalidades brasileiras
Pompeia: uma cidade congelada no tempo
A descoberta arqueológica de Pompeia tem grande importância para a compreensão do antigo mundo romano. A cidade, localizada na região da Campânia, no sul da atual Itália, é um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda história humana. A erupção do vulcão devastou a cidade, criando uma espécie de cápsula do tempo, em que casas, pertences e seres vivos foram envelopados em camadas de pedra.
+ São Paulo: novo museu sobre povos indígenas busca desfazer equívocos
Boa parte da população foi dizimada em poucos dias, seja pela lava, soterramento das pedras expelidas, exposição a gases tóxicos, ou intensas ondas de calor. A região foi totalmente coberta por cinzas e sedimentos de rochas vulcânicas, que se acumularam por aproximadamente 25 metros. As primeiras escavações arqueológicas começaram somente em 1748.
Exposição “Império Romano e os corpos de Pompeia”
Ingressos: entrada gratuita, reserva pelo aplicativo
Datas: de 21 de abril a 30 de maio
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 21h, e, de domingos e feriados, das 14h às 20h.
Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 (3º andar), Bela Vista, São Paulo
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.