O Museu Catavento, em São Paulo, está com uma nova exposição gratuita! Inaugurada em 14 de outubro, a mostra “O Dia Seguinte” tem como foco a conscientização acerca da crise climática a partir dos centros urbanos. A exposição, que vai até o dia 14 de novembro, traz espaços lúdicos e sensoriais para o público experienciar os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências nas cidades.
“O Dia Seguinte” conta a história do aquecimento global e explica como a humanidade chegou até aqui. E o mais importante: apresenta soluções possíveis para a crise climática a partir das cidades. Atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os centros urbanos ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo.
Felipe Lobo, diretor da produtora Na Boca Do Lobo, idealizador e realizador do evento, acredita que a mostra é um meio de repensar o nosso estilo de vida. “O conhecimento é o primeiro passo das mudanças. Tendo informação, nós podemos escolher a cidade e o mundo que queremos viver. É esta reflexão que propomos ao longo da experiência na exposição”, afirma.
A exposição parte de dois conceitos: a cidade do futuro que queremos e a que não queremos. Assim, mostra como os modelos de desenvolvimento urbano impactam positiva e negativamente o clima, abordando temas tangentes como infraestrutura, segurança, saúde, igualdade de gênero, justiça climática, direitos humanos, segurança alimentar e energia.
A visita atravessa cinco módulos com projeções, LEDs, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas. Logo na entrada, o passado do mundo é apresentado ao público em um piso de LED, que mostra a dualidade entre os aspectos positivos e negativos das cidades, convidando os espectadores para o início da reflexão. Há também uma grande escultura do globo terrestre, feita de resíduos domésticos, para atrair a atenção para o impacto do consumo diário de lixo da sociedade.
A sessão [Des]ordem aborda como a desigualdade social nas cidades intensifica os impactos climáticos em populações economicamente vulneráveis. A ONU estima que, em 2050, podemos ter 250 milhões de refugiados climáticos no mundo. Neste módulo, em uma sala escura, alvéolos de LED nas paredes e no teto projetam eventos climáticos extremos reais pelo mundo. A experiência imersiva é complementada com efeitos sensoriais de chuva, fumaça e vento.
Em [Des]humanidades, a exposição apresenta ao público histórias reais de pessoas impactadas pelos eventos climáticos extremos, que deixam rastros de destruição por onde passam. Em [Trans]formação, animações em 2D e 3D projetadas em paredes, no piso e em um globo terrestre mostram a história da Humanidade, desde a Pangeia, passando pelos dinossauros, História Antiga, até chegar na Revolução Industrial, momento em que acende o ‘farol amarelo’ do planeta, com o surgimento das grandes cidades e suas tecnologias modernas.
E por fim, o último módulo da exposição, [R]evolução, traz mensagens de esperança em torres de LED, que mostram uma cidade do futuro possível com espaços mais organizados, limpos e habitáveis. Nesse futuro, há mais energias renováveis, transportes públicos eficientes, saneamento básico universal, alimentação saudável, microclima equilibrado e desenvolvimento tecnológico.
“Durante toda a exposição, nós buscamos trazer o passado, o presente e as possibilidades futuras para que o público possa refletir os caminhos que estamos tomando como sociedade”, conta Felipe Lobo. “Nós buscamos trazer também bons exemplos de cidades atuais para mostrar ao público a viabilidade de modelos sustentáveis de desenvolvimento”.
A exposição “O Dia Seguinte” segue o modelo de compensação de carbono em sua organização, em parceria com o Programa Amigo do Clima, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa durante toda a mostra. A exposição também tem seu conteúdo disponível em audioguias e libras, gravados sequencialmente e disponibilizados em tablets.
A exposição foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ocupa o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, administrada pela Catavento Cultural e Educacional.
Para mais informações, visite o site da exposição.
Serviço
Exposição O Dia Seguinte
Museu Catavento
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h
Agendamento de visitas: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h pelos telefones 11 3246 4067 /4140/ 4167.
Preço: Gratuito
Classificação indicativa: livre
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.