5 assuntos de Linguagens que você deveria revisar para o Enem
Que tal dar uma relida nos tópicos básicos de gramática? Ou então relembrar o que foi o Modernismo? Neste texto da Maratona Enem, indicamos por onde começar
É oficial: o Enem 2024 está quase chegando! O primeiro dia do exame acontece em 3 de novembro, e é nesta data que os candidatos deverão escrever uma redação, responder a 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos. Mas, afinal de contas, quais conteúdos estão inclusos neste último nome misterioso?
Em resumo, as disciplinas cobradas em Linguagens são:
- Língua Portuguesa;
- Literatura;
- Língua Estrangeira (inglês ou espanhol).
É claro que faltando menos de um mês para a prova não dá tempo de rever todos os tópicos dessas matérias. Por isso, indicamos abaixo quais são os conteúdos mais recorrentes de cada uma delas no Enem, considerando as edições passadas. Confira!
+ Baixe a cartilha de redação do Enem 2024 e leia textos nota mil
O que mais cai em Língua Portuguesa
Considerando levantamentos feitos anualmente por cursinhos pré-vestibular, os cinco tópicos mais frequentes em Língua Portuguesa no Enem são:
- Gêneros Textuais: para se dar bem no Enem, não basta saber o gênero dissertativo-argumentativo (o que é cobrado na redação). Outros gêneros textuais como carta, conto, crônica e notícia também aparecem na prova de Linguagens, e cabe ao candidato saber suas principais características e usos.
- Gramática e Interpretação: o de praxe! Para se dar bem na prova do Enem, é preciso saber o básico de gramática como a morfologia e a sintaxe. O candidato pode esperar por questões que questionem, por exemplo, sobre quem é o sujeito de uma frase.
- Tecnologias da Informação, Interpretação de Poemas, Mecanismos de Coesão: aqui também entra uma boa dose de interpretação e interdisciplinaridade! O Enem quer saber se o candidato é capaz de associar a Lingua Portuguesa aos acontecimentos do mundo, e se conhece os mecanismos que dão coesão e coerência a um texto (seja ele escrito ou não).
- Contexto e Imagem: já ouviu falar que o Enem adora cobrar interpretação de imagens como propagandas publicitárias, charges e tirinhas? Ele quer saber se o candidato é capaz de compreender a mensagem por trás destas fotografias e ilustrações.
- Linguagem Culta x Coloquial: aqui as variantes linguísticas são a tônica! O Enem espera que o candidato seja capaz de compreender e aplicar a norma culta da língua, mas nem por isso deixa de valorizar as variantes presentes na linguagem coloquial. Conhecer a língua falada na internet, em diferentes regiões do Brasil e mesmo em grupos sociais específicos é um diferencial.
+ 10 dicas para preencher o gabarito do Enem mais rápido, e sem errar
O que mais cai em literatura
Em literatura, prepare-se para responder principalmente a questões sobre:
- Literatura Contemporânea: pois é, o Enem adora cobrar textos de autores atuais! A escritora Conceição Evaristo, por exemplo, foi uma das que apareceram na edição passada da prova. Conheça aqui alguns autores que podem aparecer este ano.
- Música Brasileira, Interpretação de Poemas, Contos: aqui tem uma bela intersecção com interpretação de texto e gêneros textuais. Importante ficar de olho em músicas brasileiras que têm como pano de fundo temas sociais e períodos históricos. Vale a pena dar uma olhada na obra de Chico Buarque!
- Modernismo: depois dos escritores contemporâneos, os modernistas como Carlos Drummond de Andrade (o mais cobrado no Enem!) e Mario de Andrade são os queridinhos do Enem. Vale fazer uma boa revisão do movimento artístico e literário como um todo.
O que mais cai em Língua Estrangeira
Seja inglês ou espanhol, para Língua Estrangeira a recomendação é uma só: conheça o básico de vocabulário e treine interpretação! Vez ou outra, a prova também cobra gramática associada a estes idiomas, mas se você for capaz de interpretar os textos já é meio caminho andado.
Cronograma Enem 2024
Inscrições: 27 de maio a 14 de junhoPagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junhoPedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junhoSolicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junhoResultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junhoRecurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junhoResultado do recurso para atendimento especializado: 27 de junho- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro