Aluna de escola pública que tirou mil na redação do Enem achou que nota era erro no sistema
Samille, estudante de Minas Gerais, jamais imaginou que tiraria a nota máximo no texto: "achava que era uma coisa bem difícil"

Na manhã de segunda-feira (13), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pegou milhares de estudantes de surpresa ao antecipar a divulgação do resultado do Enem. Samille Malta, de 19 anos, estava entre eles. O que nem de longe passava pela cabeça da jovem de Minas Gerais é que ela seria uma das 12 notas mil na redação deste ano – e, ainda por cima, a única de escola pública.
“Nem se tivesse mais pessoas eu esperava que ia tirar mil, achava que era uma coisa bem difícil”, contou a jovem ao GUIA DO ESTUDANTE. Ela relembra que na manhã dos resultados estava na academia, com o tio, e escreveu para a mãe pedindo que checasse a nota. “Ela nem olhou as outras notas e já falou ‘mil? você tirou mil na redação?!'”. A reação imediata de Samille foi de incredulidade. Disse que o site do Inep estava com muita instabilidade, e que a nota poderia ser um erro no sistema. Depois que a ficha caiu, comemorou ao lado da família, que não parava de mandar áudios chorando e celebrando o resultado.
+ Quanto você precisa tirar no Enem para passar em Medicina no Sisu?
Tudo pelos estudos
Caso realize o sonho de ser aprovada em Medicina este ano, não será a primeira vez que Samille deixará a casa dos pais para se dedicar aos estudos. Em 2021, ao concluir o Ensino Fundamental, ela foi aprovada para estudar no Colégio de Aplicação (Coluni) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), escola pública a cerca de 300 km de Virginópolis. O colégio tem um histórico de boas notas no Enem, como a própria Samille destaca. Fez as malas e mudou-se.
De lá para cá, dedicou-se aos estudos com afinco. Além da escola, também frequentou no último ano um cursinho de redação preparatório para o Enem – a professora do curso, inclusive, foi a primeira pessoa depois de sua família que soube da nota mil.
+ A estudante que tirou mil na redação do Enem depois de fazer o exame 7 vezes
A jovem conta que escrevia uma redação por semana, a partir de eixos temáticos definidos em aula, e sempre submetia à correção. Embora não tenha escrito exatamente sobre o tema do Enem 2024, já havia elaborado redações sobre a população negra e preservação do patrimônio cultural – bastou articular estes conhecimentos prévios. “Na introdução eu citei o período colonial, e também falei sobre a negligência do governo e as falhas do sistema educacional”, recorda Samille. Por uma estratégia de prova, ela não fez um rascunho do texto, e só voltará a ler sua redação nota mil quando o Inep divulgar os espelhos.
Se pudesse dar um conselho para quem fará o Enem este ano, a estudante diria para manter a calma e se dedicar ao longo de todo o ano – o que, segundo ela, é tempo de sobra. “Acho que a gente tem que confiar mais, ficar mais tranquilo, focar em estudar e fazer nossa parte”, finaliza.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.