Além de servir como critério de seleção para muitas universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também permite a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio para alunos maiores de 18 anos e que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada. Dos 7,17 milhões de inscritos na prova, 784.830 buscavam o certificado (os interessados deveriam indicar isso no ato da inscrição).
– Confira respostas para as principais dúvidas sobre a nota do Enem 2013
Mas obtê-lo não é tão simples: segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, apenas 7,6% dos interessados (ou 60.320 pessoas) atingiram os requisitos mínimos para isso. Tem direito ao documento o candidato que alcançou o mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento, o mínimo de 500 pontos na redação e que tenha completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova.
Quem cumpriu os requisitos pode, desde o último dia 10, encaminhar o pedido de certificado. Para isso, é preciso entrar em contato com a instituição que escolheram ao fazer a inscrição no Enem e apresentar o boletim de notas do exame. A expedição do documento é gratuita e o prazo máximo para a entrega do certificado é 45 dias. Não é necessário levar o registro de conclusão do ensino fundamental.
A expedição dos certificados é feita pelos 38 Institutos Federais de Educação (IFs) e pelas secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal. Para mais informações, acesse este link.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem