Calvin, desastre de Mariana, cordel: veja temas do 2° dia do Enem 2021
A prova foi conteudista, dentro da normalidade do Ensino Médio e com temas atuais, ainda que não tenha abordado pandemia ou vacinas
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A prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi aplicada neste domingo (28) em todo o país. A prova contou com tirinha do Calvin, literatura de cordel e uma pergunta sobre o carregamento de carros elétricos, segundo o GUIA apurou com professores e candidatos. Assim como no primeiro dia, as questões de Matemática e Ciências da Natureza não abordaram a pandemia ou temas da atualidade. Havia expectativa sobre a escolha dos temas do exame, após denúncia de servidores do Inep sobre interferência do governo na elaboração da prova.
Somado a isso, na última semana, servidores do Inep anunciaram que o banco de questões, de onde são extraídas as perguntas do Enem, não teria itens suficientes para que sejam elaboradas as provas de 2022. “A suposta escassez de itens para elaborar as perguntas do Enem não afetou a qualidade da prova de hoje”, analisa Daniel Perry, diretor do Curso Anglo. O Enem costuma incluir temas atuais, como questões ambientais, mesmo que não tenham ocorrido no mesmo ano da edição do exame. Historicamente, o Enem não traz assuntos que estejam nos jornais.
Vinicius Silveira, professor de Física do Colégio e Curso AZ, disse que não houve grandes surpresas e assuntos mais esperados para a prova realmente foram de fato cobrados. “Foi uma prova menos braçal”, analisa. “Eu identifiquei três questões bastante difíceis, mas que estavam totalmente dentro do esperado. E o restante dividido entre médias e fáceis.” Caíram questões envolvendo o conceito de ilha de calor na cidade de São Paulo, potência de carros, relação entre literatura de cordel e astronomia, além de questões envolvendo cores e carros elétricos.
Caê Lavor, professor de Química e diretor de soluções educacionais do SAS Plataforma de Educação, dá destaque para a simplicidade e objetividade da prova: “Questões contextualizadas, sem textos muito longos e sempre com foco em alguma situação cotidiana ou algo relevante da nossa história, principalmente fatos nacionais”, diz.
A prova de Ciências da Natureza, segundo Lavor, trouxe temas relevantes. “Foi abordado uma questão que falava sobre o desastre de Mariana e os impactos que isso causou”. Em Biologia, chamou a atenção a temática de ecologia, impacto ambiental e meio ambiente, como era previsto pela análise de anos anteriores da prova.
Em Química, caiu uma questão que trazia uma tirinha do Calvin e falava sobre umidade, relacionando a sensação de calor e a umidade do ar, de uma forma próxima ao cotidiano. “Em dias mais úmidos, a gente tem uma tendência a sentir mais calor porque o nosso corpo não consegue perder água suando por evaporação”, explica Caê.
Júlio César, professor de Química do Colégio e Curso AZ, considerou o nível da prova médio, dentro do previsto. “A prova veio bastante conteudista, não tinha nada de interpretação. Pelo contrário, o aluno que se dedicou e estudou todos os conteúdos, todos os assuntos, conseguiu fazer uma boa prova”, comenta. Segundo ele, nada do que foi cobrado estava fora da normalidade do currículo do Ensino Médio.
Júlio dá destaque para uma questão sobre estequiometria, que foge do padrão de abordagem vista no Enem: “A prova não trouxe as massas molares, mas as massas de duas substâncias em que uma é o dobro da outra. Esse tipo de abordagem não é tão comum assim, então o candidato tinha que ter essa percepção para conseguir fazer a questão”.
Veja abaixo uma seleção de temas da prova elaborada por professores do Curso Anglo com adições do SAS, do AZ e também do GUIA DO ESTUDANTE:
Biologia
- Botânica: angiosperma e o desaparecimento da preguiça gigante ter impactado na flora do pantanal
- Tecidos de plantas
- Genética: pareamento de códons de RNA
- Desenvolvimento embrionário artérias e veias do bebê: origem evolutiva
- Efeito de Mariana em Abrolhos, topo da cadeia
- Combate à dengue: substância muda cor da água e mata o mosquito. Tipo de combate
- Ciclo de carbono e oxigênio em autotrofia e heterotrofia
- Plantação de roseira auxinas
- Doença hereditária deficiência lipossônica caráter recessiva
- Coleta seletiva
- Búfalos com problemas genéticos, mapeamento genético
- Exame reflexo patelar, sistemas relacionados
Química
- Meia vida
- Isomeria óptica
- Reação de Brönsted-Lowry
- Conceito de ph: hidroponia no cultivo de alface e controle de ph
- Flavorizantes
- Mimetismo do polvo, evolução e adaptação
- Biocombustível, produção de porcos, dejetos como fonte de energia
- Transformação da glicose em etanol: estequiometria
- Ebola e Dengue: relação patógeno e hospedeiro, tempo de incubação e taxa de letalidade
- Estação de tratamento de esgoto: decantação do lodo
- Baterias com reação de redução
- Polímeros condutores
- Ciclo do cobre
Física
- Cinemática: lançamento oblíquo
- Dinâmica: resistência do ar
- Eletromagnetismo: cargas em movimento sob ação de um campo magnético
- Trabalho e energia: potência
- Gravitação universal
- Óptica: espectro visível, absorção de cores no verão e outono
- Calorimetria: evaporação; transferência de calor em panelas
- Eletrodinâmica: circuito com chaves; potência; 2ª lei de Ohm; lei de Fourier
- Ondulatória: tubos sonoros; período e frequência
- Magnetismo de carga lançada em campo
- Potência de automóvel
- Frequência e velocidade do som
- Ilha de calor, brisa marítima, convecção
- Literatura de cordel falando de astronomia
Matemática
- Leitura de gráficos: barra, pizza, linha
- Media, mediana, módulo
- Media de idade
- Porcentagem: descontos e economia
- Seno e cosseno
- Proporção e razão
- Geometria espacial: reservatório cilíndrico
- Área de terrenos
- Projeção do Atomiun
- Dobradura e perspectivas
- Análise combinatória
- Potenciação e razão Áurea
- Triângulo e matriz
O que dizem os estudantes?
Luccas Diaz, repórter do Guia, fez a prova e considerou as questões muito conteudistas, sem espaço para interpretação. “Ao contrário do primeiro dia, que teve muita coisa que dava para se garantir na interpretação, as questões de hoje eram realmente feitas pra testar o conhecimento do candidato”, comenta. “Foram questões mais clássicas, sem grandes novidades ou polêmicas. Teve bastante imagem e leitura de gráfico.”
Luccas também deu destaque à questão sobre o desastre de Mariana e outra sobre a Copa do Brasil, em Matemática, que trazia os brasões de times brasileiros e a quantidade de títulos de cada um.
Luiza da Silva Mascarenhas, 23 anos, do Rio Grande do Sul, é formada em Pedagogia e fez a prova para testar seus conhecimentos. Ela DIZ que achou a prova extensa, conteudista e cansativa. Dá destaque para uma tirinha do Calvin, que apareceu em uma questão sobre umidade:
Luiza notou também a diferença na quantidade de candidatos. Ela já havia participado de outras edições da prova e comenta sua surpresa: “Eu costumava fazer em salas com mais de 60 pessoas e dessa vez tinham apenas 8!”
No primeiro dia, os 3.109.762 inscritos responderam questões de Linguagens, códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativo-argumentativa sobre “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Professores ouvidos pelo Guia avaliaram o tema como “bastante importante e dentro do padrão do Enem”.
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