Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona a correção da redação do Enem?

O texto sempre passa por mais de um corretor e as notas dadas por cada um não podem ser discrepantes

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 29 dez 2020, 10h15 - Publicado em 7 out 2019, 15h56
Correção
 (Pixabay/Reprodução)
Continua após publicidade

No dia 17 de janeiro acontecerá a prova de redação do Enem 2020, junto com as provas de Linguagens e de Ciências Humanas. A essa altura do campeonato, um candidato bem preparado já fez dezenas de textos, conhece a estrutura da prova e pode ter lido diversas dicas sobre como desenvolver suas ideias atreladas ao seu repertório.

Mas nem todos sabem como a prova é corrigida. Vale lembrar que não é possível solicitar a revisão da nota ou descobrir o porquê de o seu texto ter sido zerado, por exemplo. Como essas questões são alvos de muitas críticas, é importante entender como funciona o sistema de correção. 

A redação é corrigida por dois corretores de forma independente, que atribuem uma nota entre zero e duzentos pontos para cada uma das cinco competências – totalizando 1000 pontos como nota máxima. 

Se não houver discrepância entre os dois primeiros corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores. Mas, se as notas totais desses profissionais diferirem em mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos, a redação será corrigida por um terceiro avaliador. 

Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois primeiros ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em último caso, se a nota total do terceiro corretor for equidistante ou discrepante das notas totais atribuídas pelos outros dois avaliadores, o texto será corrigido por uma banca composta por três corretores, que definirá a nota final do candidato, descartando os resultados anteriores.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade

Como funciona a correção da redação do Enem?
Enem, Redação
Como funciona a correção da redação do Enem?
O texto sempre passa por mais de um corretor e as notas dadas por cada um não podem ser discrepantes

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.