Teve o pedido de isenção no Enem negado? Saiba como entrar com recurso
Candidato que teve sua solicitação negada pode entrar com um recurso até o dia 12 de maio; veja os motivos mais comuns para a negativa
A partir desta segunda-feira (8), candidatos que solicitaram a isenção na taxa de inscrição do Enem 2023 podem conferir o resultado na Página do Participante. Caso a solicitação ou a justificativa de ausência no Enem 2022 tenham sido negadas, é possível entrar com um pedido de recurso, enviando nova documentação que comprove a necessidade de isenção.
De acordo com o edital do Inep, solicitações de isenção são negadas quando os documentos enviados não comprovam as informações inseridas ou fornecem dados incompatíveis, contraditórios e/ou falsos.
Para entrar com o pedido de recurso, o candidato deve acessar a Página do Participante entre os dias 8 e 12 de maio e enviar novos documentos (nos formatos PDF, PNG ou JPG e com o tamanho máximo de 2MB) que comprovem as informações inseridas. O resultado, com a resposta final do Inep, será disponibilizado no dia 19 de maio.
Acompanhe o passo a passo para fazer o pedido de recurso.
- Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/ e clique no botão “Página do Participante – entrar com gov.br”;
- Insira o CPF e senha utilizados no Login Único do governo federal;
- Na lateral direita, clique na aba “Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição”;
- A robô Bia lhe informará o resultado da solicitação e, em caso de negativa, lhe indicará o caminho para o envio dos novos documentos.
Quem tem direito à isenção?
Podem solicitar a isenção da taxa do exame candidatos que se encaixam em algum dos seguintes requisitos:
- Estudantes que estão cursando a última série do ensino médio, em 2023, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Calendário do Enem 2023
Prazo para inscrições: 5 a 16 de junho;
Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 5 a 21 de junho
Prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;
Resultado do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 de junho;
Prazo para recurso do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 a 30 de junho;
Resultado do recurso dos pedidos de tratamento especializado e pelo nome social: 5 de julho;
Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.