Confira as orientações do Inep para a redação do Enem 2022
Publicação funciona como um manual para a redação cobrada no Exame
Vai fazer o Enem 2022? Baixe grátis o GUIA DO ENEM! São mais de 90 páginas com tudo o que você precisa saber sobre a prova. Clique aqui para baixar!
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou a Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2022. A publicação é um manual completo e detalhado sobre a redação cobrada no exame. Com ele, o candidato pode entender quais são as competências avaliadas no texto, o que o corretor irá procurar em cada parte da redação, o que pode zerar a nota e outras dúvidas comuns.
+ Ex-corretora do Enem aponta os erros mais comuns na redação
Além disso, a cartilha compila exemplos de redações nota 1000 da última edição do exame, com comentários analisando as escolhas textuais do candidato. Como já contamos aqui no GUIA DO ESTUDANTE, a leitura da cartilha é fundamental para o estudante que vai prestar a prova.
Veja abaixo, por exemplo, um quadro disponível no manual indicando o que é cobrando em cada competência avaliativa da redação.
Além disso, a cartilha também tira dúvidas pontuais que são comuns entre os candidatos. A redação precisa ter título? O que pode zerar a redação? Confira abaixo a explicação do manual para o que é considerado desrespeito aos Direitos Humanos – um dos fatores que pode zerar a nota da redação.
Pode-se dizer que determinadas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos, tais como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”; incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica; explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos).
Para baixar o manual basta clicar aqui. A aplicação do Enem 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro.