Descubra se você ficou abaixo ou acima da média dos candidatos do Enem
Que o número de notas mil caiu todo mundo sabe, mas o que isso significa na prática? Veja como ficaram as notas médias nas outras áreas

Com o resultado do Enem 2024 finalmente divulgado, mais de três milhões de candidatos agora analisam suas notas e refletem sobre o que elas significam. “Fui bem? Fui mal? Será que vai ser o suficiente para eu passar? Como saber se o meu desempenho foi bom?”. Para começo de conversa, um bom indicador é o desempenho médio dos candidatos – e para isso, o próprio MEC (Ministério da Educação) tem resposta. A pasta divulgou hoje quais foram as notas máximas, mínimas, e a média em cada uma das áreas do conhecimento. O GUIA DO ESTUDANTE te ajuda a se comparar com a média nacional e indica o que considerar na hora de avaliar suas chances.
+ Foi mal no Enem? Confira algumas saídas para quem tirou nota baixa
Médias do Enem 2024
Segundo o balanço geral da aplicação, divulgado pelo Inep nesta segunda-feira (13), a média geral de proficiência dos candidatos deste ano foi de 546 pontos, um leve aumento em relação à média de 2023, que foi de 543 pontos. Contudo, quando olhamos para cada área do conhecimento, há variações.
Houve leve queda em todas as áreas do conhecimento, exceto Linguagens, que mostrou um aumento significativo (12 pontos), e redação, que saltou 15 pontos na média.
+ Veja quais foram as maiores e menores notas do Enem 2024
A redação, área mais temida pelos estudantes, registrou somente doze notas 1000 – um número bem menor comparado à edição do ano passado, 60. Para Lucas Herlin, coordenador das Turmas Preparatórias do Pensi, a queda pode “impactar nas notas de corte dos cursos mais concorridos.”
Para descobrir se você está acima, abaixo ou junto na média com os outros candidatos do Enem 2024, basta comparar a sua nota em cada área com as médias nacionais:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 528 pontos (em 2023, foi 516);
- Matemática e suas Tecnologias: 529 pontos (em 2023, 535);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 517 pontos (em 2023, 522);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 495 pontos (em 2023, 497);
- Redação: 660 pontos (em 2023, 645).
O que significa na prática?

Ainda que um candidato tenha uma nota próxima ou abaixo da média em algumas áreas, os pesos atribuídos a cada disciplina (a depender do curso escolhido) podem favorecer sua candidatura. Como observa Herlin, “hoje os candidatos conseguem ter uma ideia inicial sobre suas chances, mas é o Sisu que determina tudo. Cabe buscar as melhores estratégias possíveis para usar a nota alcançada.”
+ Média ponderada: saiba como calcular a nota do Enem com peso
Uma análise das proficiências do Enem 2024 revela que cerca de 33,1% dos participantes garantiram notas acima da mínima necessária para participar na edição do Sisu de 2023: 569,6 pontos. Na época, a pontuação foi o suficiente para conseguir competir em cerca de 20% dos cursos oferecidos pelo programa. Isso significa que, se fosse hoje, mais de um milhão de candidatos estariam com notas competitivas para pleitear vagas em 1/5 dos cursos.
O que esperar do Sisu 2025?
Com o menor número de notas 1000 na redação e as pequenas oscilações nas outras áreas, a expectativa é de que as notas de corte diminuam levemente nos cursos mais concorridos. Herlin reforça a importância de analisar as edições anteriores e observar os pesos atribuídos por cada universidade para maximizar suas chances.
Confira abaixo o calendário do Sisu 2025 para não perder nenhuma etapa:
Inscrições: 17 a 21 de janeiro;
Chamada regular: 26 de janeiro;
Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro;
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.