É oficial: falta menos de uma semana para o Enem 2019! A primeira prova, composta por questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da tão aguardada redação, já é neste domingo (3). Por isso, mais do que revisar conteúdos ou fazer simulados, é hora de desacelerar e colocar tudo em ordem para o dia da prova. Para começar pelo essencial, que tal checar se todos os seus documentos estão em ordem?
Quais documentos serão aceitos?
Segundo o Inep, somente os seguintes documentos originais e com foto serão aceitos pelos fiscais de sala no dia de aplicação das provas do Enem:
- Cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
- Identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.
A novidade deste ano em relação às edições anteriores é que os aplicadores aceitarão qualquer um desses documentos mesmo que vencidos, o que não acontecia antes. Uma restrição ainda válida é para os documentos digitais, apresentados em celular. O Inep informou que como o documento deve ficar sobre a mesa durante a prova não é possível apresentá-lo digitalmente.
Quais documentos não serão aceitos?
Mesmo sabendo os documentos aceitos no dia da prova, é sempre bom estar ciente também dos que não serão válidos. São eles:
- Crachás de identidade funcional de natureza privada;
- Carteira de estudante;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título eleitoral;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani);
- Protocolos;
- Carteira Nacional de Habilitação expedida antes de 23 de setembro de 1997 (Lei nº 9.503/1997).
E quem teve os documentos roubados?
Sem desespero. Os aplicadores aceitarão boletim de ocorrência emitido nos últimos 90 dias (em relação ao primeiro domingo de prova) como comprovante.
É obrigatório imprimir o Cartão de Confirmação?
Não! Embora o Inep recomende que o candidato tenha o documento impresso para consulta de local de prova e horários, o cartão de confirmação não é um item obrigatório no dia da prova. Já os candidatos que precisam comprovar a presença no exame, para abono de falta no trabalho, por exemplo, devem obrigatoriamente levar a Declaração de Comparecimento impressa nos dois dias de aplicação. Explicamos melhor em outro texto aqui do GUIA onde acessar esse documento.