A reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 ocorre nesta terça (10) e quarta-feira (11). A prova não será a mesma aplicada nos dias 13 e 20 de novembro de 2021, mas o padrão do exame se mantém: 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação no primeiro dia. O segundo dia é composto de 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
Podem participar da reaplicação aqueles que deixaram de fazer o exame por motivo de doença infectocontagiosa e por um problema de logística ou de infraestrutura nos dias da aplicação regular do exame. Nestes casos, era necessário ter pedido a reaplicação na Página do Participante dentro do período estipulado.
Na edição de 2022, candidatos do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, foram prejudicados por trocas de tiros em um dos dias do Enem. Moradores e estudantes inscritos em locais de prova em um raio de 5 quilômetros da comunidade afetada também tiveram direito de solicitar a reaplicação do teste, segundo decisão liminar da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Horários da reaplicação
Assim como na aplicação regular, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, no horário de Brasília, e o fechamento acontecerá às 13h. Depois disso, os candidatos precisam aguardar mais 30 minutos dentro da sala, até 13h30, para começar a avaliação.
A saída sem o caderno de questões é permitida após duas horas do início da prova. Somente os participantes que saírem a partir das 18h30 poderão levar o material. A prova termina às 19h.
O que levar e não levar
Os participantes devem levar para a prova uma caneta preta fabricada em material transparente e documento de identificação original com foto.
O Inep ainda aconselha que os candidatos levem o cartão de confirmação da inscrição para encontrar facilmente algumas informações, como número da sala e endereço do local de prova.
Antes de entrar na sala, é preciso colocar no envelope porta-objetos os itens proibidos de serem utilizados durante o Enem, como óculos escuros, bonés, livros, relógios, fones de ouvido, calculadoras, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Vale lembrar que é importante guardar os objetos eletrônicos desligados. Caso algum deles emita som durante a prova, mesmo que esteja dentro do saco lacrado, o candidato pode ser desclassificado.
O Inep também aplicará na mesma data, 10 e 11 de janeiro, o Enem PPL 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade). As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.