Enem: confira todas as questões anuladas desde 2009
Na edição 2021 do exame, uma questão de matemática foi contestada por especialistas e anulada pelo Inep
Uma questão cobrada no segundo dia de provas do Enem 2021 foi oficialmente anulada pelo Inep. Professores entrevistados pelo GUIA já haviam apontado que não existia uma alternativa correta na questão.
A anulação não impacta no resultado dos candidatos, já que é uma decisão que vale para todos e o peso da pergunta será o mesmo para os estudantes.
E essa não é a primeira vez que uma questão é anulada no exame. Desde 2009, outras perguntas foram desconsideradas por vários motivos, como a ausência de uma alternativa correta, dupla interpretação ou falta de ineditismo.
Confira abaixo todas as questões que já foram anuladas na história do Enem:
2020
Motivo: segundo especialistas, poderia ter conflitos nas respostas.
Motivo: a questão poderia gerar dupla interpretação.
2019
Motivo: a questão já tinha sido cobrada no Enem 2018, no Caderno de Questões Braile e Ledor. O caderno Ledor, como explica o Inep, é lido pelos aplicadores para os alunos que solicitam esse recurso por questões de acessibilidade.
2018
Motivo: questão já tinha aparecido no vestibular da UFPR 2014.
2016
Motivo: o gráfico da questão possibilitava mais de uma interpretação.
2011
Em 2011, 14 questões foram anuladas para 639 candidatos, que eram alunos do Colégio Christus, em Fortaleza. As questões foram antecipadas pela escola em apostilas.
2009
Motivo: a questão apresentava duas alternativas corretas.
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.